Rio -  Comida estragando, falta de água gelada para beber e noites sem dormir por causa do calor excessivo. Essa é a situação de famílias que moram em oito bairros do Rio e em dois municípios da Baixada, onde a falta de energia em alguns pontos castiga os moradores há dias.
Centro, Tijuca, Catete, Gávea, Bonsucesso, Jacarepaguá, Bangu e Campo Grande (Rio), além de Duque de Caxias e Nova Iguaçu (Baixada), estão na relação dos locais que apresentam problemas no fornecimento.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Loja na Saara fica às escuras no primeiro dia após o Natal: prejuízos | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Na localidade conhecida como Almirante, no Morro da Providência, Centro do Rio, a energia não chega há vários dias, segundo a moradora Maria do Carmo da Cruz. Nesta quarta à tarde, o comércio popular na Saara também sofreu, sem energia.
Em Caxias, no Parque da Taquara, falta luz há pelo menos uma semana. “A energia vai, volta por um tempo bem curto e acaba de novo. Há três dias o meu freezer queimou. Passamos o Natal às escuras e tive que jogar fora muita comida da ceia, que estragou com o calor”, queixa-se a dona de casa Margarida Gomes Dutra, de 52 anos.
Renaldo de Jesus, 59, morador da Rua Tavares Bastos, no Catete, afirma que todos os dias a energia acaba ou a voltagem fornecida está abaixo dos 110 volts, danificando aparelhos elétricos: “Já perdi computador, televisão e aparelho de som. Para dormir, eu e minha mulher vamos para o quintal. Ela não aguenta mais usar velas”.
A Light, responsável pelo abastecimento nesses locais, afirma que está com 1.400 técnicos e colaboradores nas ruas para fazer os reparos necessários, e que o fornecimento será normalizado gradativamente. A empresa acentua que os "gatos" em excesso podem estar entre as causas dos problemas, e que a falta de energia atinge alguns pontos nesses locais.