Rio -  Essa época do ano é um momento que o trabalhador recebe uma renda adicional. Somando o 13º com outras gratificações sobra um pouco mais de dinheiro no bolso e logo pensamos em alguns dos nossos sonhos antigos. A compra do automóvel é um desses sonhos. Com a redução do IPI os consumidores estão mais perto da compra do carro. Mesmo esse estímulo é importante entender se esse sonho cabe no seu bolso.

PERGUNTA E RESPOSTA

por Alexandre Canalini

“Quero comprar um carro e gostaria de aproveitar o décimo terceiro para dar de entrada. Vale a pena usar esse recurso?"
>Marcus Souza, por -email

O uso do décimo terceiro para comprar um carro pode ser um bom negócio se você está com recursos sobrando para pagar as contas que chegarão logo no início desse ano. Considere o vencimento de seguros, o IPVA, o IPTU, a matrícula dos filhos, o material escolar e as férias, pois, essas despesas são adicionais ao seu orçamento.

Se você já tem recursos ou espaço no seu orçamento para arcar com tais despesas você pode pensar em adquirir um carro com o seu décimo terceiro salário, entretanto, considere as despesas que esse novo bem vai trazer ao seu orçamento.

Se você financiar a compra deverá pagar uma parcela mensal que esteja dentro do que seu orçamento permite. Considere um carro que tenha um IPVA que caberá no seu bolso e um seguro que não seja muito caro. O custo das peças e a manutenção devem ser avaliados antes de escolher o veículo.

O seu deslocamento com o carro irá determinar o quanto gastará de combustível. Se você percorre grandes distâncias avalie a possibilidade de ter um carro com baixo consumo. Não deixe de considerar os custos com estacionamento e eventuais multas que poderá receber pelo uso do automóvel. Seu orçamento deve ter espaço para todas essas despesas.

O carro é um conforto muito grande para toda família. A facilidade no deslocamento e a possibilidade de não depender do transporte coletivo é sem dúvida uma grande vantagem. Avalie os custos e o espaço no seu orçamento para comprar o seu carro. Se o seu bolso permitir adquira seu automóvel e realize o seu sonho.
Alexandre Canalini é professor de Finanças da FGV
Amanhã, Sucesso nos Negócios