Rio -  Os planos de saúde serão monitorados com mais rigidez pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ontem, o órgão divulgou novas regras para avaliar atendimento aos clientes dos convênios médicos. Uma das mudanças estabelecidas, segundo a regulamentação, é de que o acompanhamento das operadoras será contínuo e não mais mensal.
A punição contra as empresas que não atingirem boas notas permanece. As operadora serão avaliadas com conceitos que vão de 0 a 4. Ao chegar ao limite máximo (4),elas terão a venda de novos planos suspensa. Mas os clientes vão continuar sendo atendidos normalmente.
Apesar das mudanças, a apuração das reclamações recebidas pela ANS se mantém trimestral. A agência receberá as informações, confirmará e estabelecerá as novas notas: entre zero, quando teve menos reclamações que a maioria, e quatro, quando está 75% acima média.
Em seguida, a operadora terá a pontuação somada com a última avaliação. Aquelas que chegarem a oito pontos terão as vendas dos planos de saúde suspensas. O serviço só vai poder retornar quando o convênio apresentar resultados melhores.
A ANS acompanha e avalia as operadoras desde 2011 para melhorar o atendimento. As queixas são recebidas por meio do número 0800 701 9656, pelo endereçowww.ans.gov.br e por núcleos de atendimento. Veja os postos da agência em:http://goo.gl/A0sEp.