Rio -  Caixa Econômica Federal anunciou ontem uma parceria estratégica com o Sebrae que pode resultar na expansão de sua rede de atendimento em todo o país. Direcionado a micro e pequenos empreendedores, o convênio possibilita a divulgação dos produtos e serviços do banco em eventos promovidos pelo Sebrae. Mas, a médio prazo, a tendência é evoluir para criação de correspondentes bancários nas agências do Fampe (fundo de oferta de crédito do Sebrae) e de sociedades que são parceiras.
O vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima, informou que a proposta da instituição financeira é de se tornar o banco da micro e pequena empresa. “A ideia é ser especialista nas necessidades desse segmento da economia que tem participação expressiva no resultado PIB do país”, disse Geddel.
Assim, no futuro, os correspondentes bancários ligados ao Sebrae poderiam oferecer serviços da Caixa, como abertura e gerenciamento de contas, além da linhas de crédito e serviços financeiros.
A assinatura do convênio de Cooperação Geral, como foi batizada a iniciativa, contou com a participação das Sociedades de Garantia de Crédito, que, justamente, se comprometeram a fortalecer as operações de crédito concedidas pela Caixa.
CARTEIRA DE R$ 26 BI
Hoje, o banco soma 1,25 milhão de clientes que representam micro e pequenas empresas, totalizando carteira de crédito de R$ 26 bilhões. Nos últimos 12 anos, a expansão deste montante cresceu 86% — efeito proporcionado pela criação do Segmento de Micro e Pequenas Empresas (com foco nas necessidades dos pequenos negócios).