Rio -  Construtoras investem cada vez mais em reproduzir os apartamentos e até salas comerciais decorados para encantar os clientes, além de mostrar o tamanho real da unidade. A medida caiu no gosto, principalmente das mulheres porque ajuda na hora de decorar a nova casa ou escritório, sem sustos. É possível encontrar estandes com unidades decoradas até no segmento econômico, como foi o caso das construtoras Celta e Rossi. No passado era privilégio das classes média e alta.
“O decorado é importante ferramenta de venda para seduzir clientes”, afirma Ariovaldo Filho, diretor da Brasil Brokers no Rio. Ele diz que eventos de lançamento nos decorados da imobiliária são muito mais pessoais. A empresa inovou no mercado carioca em 2009 quando foi a primeira a criar show room para abrigar decorados.
O quarto das crianças do apartamento decorado do Grupo Avanço Aliados, montado no showroom da imobiliária Brasil Brokers, na Freguesia | Foto: Divulgação
O quarto das crianças do apartamento decorado do Grupo Avanço Aliados, montado no showroom da imobiliária Brasil Brokers, na Freguesia | Foto: Divulgação
De acordo com diretor, o uso do espaço traz várias vantagens para o incorporador. Uma delas é que o decorado não precisa ser desmontado quando as obras começam já que não está no estande de vendas e sim dentro da imobiliária, garantindo maior tempo de exposição aos visitantes.
“O decorado permite que o cliente visualize o objeto do seu desejo, a sua futura casa. Muitos não conseguem enxergar as dimensões de um apartamento apenas olhando as plantas de venda. Com a unidade decorada, o cliente consegue sentir a realidade da compra, do seu sonho”, diz Ana Alves, coordenadora de produto da João Fortes Engenharia.
O cliente pode também ver como pode ficar a cozinha no apartamento decorado | Foto: Divulgação
O cliente pode também ver como pode ficar a cozinha no apartamento decorado | Foto: Divulgação
Casa construída no local
A Calçada é uma das construtoras que prioriza os apartamentos decorados nos estandes de vendas. A iniciativa faz com que os interessados na compra se sintam em casa realmente.
“A principal preocupação é mostrar aos clientes os reais acabamentos que serão entregues no imóvel, além de permitir a sensação de conforto num ambiente bem decorado e aconchegante. Pensando nisso, para o lançamento do Concetto, a construtora chegou a construir casa tamanho original no estande de vendas”, diz João Paulo Matos, presidente da Calçada. A construtora tem estande com decorados na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes.
Já o decorado do Magnific Style Residences, do Grupo Avanço Aliados, fica na Brasil Brokers (Rua Tirol 296, Freguesia). “Não é um decorado somente para encantar o cliente. É uma casa de verdade. As pessoas entram e conseguem ver o que elas querem para suas casas. Tornamos a decoração e disposição dos ambientes o mais real possível”, afirma Erika Moulin, gerente de Marketing do grupo.
Sala comercial decorada é também destaque em edifício de Niterói
A Efer também é uma das construtoras que investem na modalidade de unidades decoradas. No The Point Offices, primeiro prédio comercial da empresa em Niterói, a sala decorada ficou disponível durante quase oito meses. De acordo com o diretor da Efer, Carlos Eduardo Penna, o espaço reproduziu sala para até quatro pessoas trabalharem. A ideia foi tornar o espaço funcional, aproveitando cada cantinho. Foram usados móveis e pinturas claras, texturas nas paredes e piso em porcelanato. Também foram usadas divisórias que separavam a recepção da área de trabalho e da sala da chefia, sem que as pessoas ficassem isoladas.
“É importante dar ao cliente a exata noção do espaço que ele vai receber, além de dicas para decorar com bom gosto e funcionalidade”, orienta Penna.
O The Point Offices está sendo construído na Rua da Conceição 141, e terá 110 salas, quatro lojas e uma sobre loja. A previsão de entrega é para março.