terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cuidados ao remover o dente do siso


A extração do dente do siso é um ato muito comum entre os indivíduos. Apesar de ser um procedimento, relativamente simples, é muito importante seguir as orientações dadas pelo especialista, em relação aos cuidados pós-operatórios. Tendo isso em vista, conheça oscuidados ao remover o dente do siso.

Saiba mais sobre os dentes do siso

Os dentes do siso ou terceiro molares ou, como são popularmente conhecidos, os dentes do juízo, são os últimos dentes a surgir na arcada dentária de um adulto. Em geral, a erupção deles ocorre entre os 17 e os 20 anos de idade. Eles estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), estando dispostos do lado direito e esquerdo.

Conheça a razão que leva as pessoas a extrairem o dente do siso

De forma geral, os dentes do siso devem ser removidos, diante das seguintes situações:

Saiba quais são os cuidados que devem ser adotados após a extração do siso

Apesar de ser um procedimento muito comum, algumas pessoas possuem dúvidas a respeito de como se portar após a extração do dente do siso. Devido a isso, separamos algumas orientações a respeito dos cuidados que devem existir após a retirada do siso.
  • Evitar o tabagismo;
  • Evitar a realização de esforço físico;
  • Evitar a ingestão de alimentos duros ou quentes;
  • Evitar colocar o dedo na região da extração;
  • Evitar a realização de natação;
  • Evitar falar demais.

Conheça os alimentos que estão liberados após a extração do siso

  
O indivíduo deve ficar muito atento aos cuidados que devem ser tomados logo após a retirada do dente do siso, em especial, em relação a alimentação.
  • Alimentos que podem ser consumidos – alimentos frios e de consistência amolecida, como, por exemplo, suco de frutas, sopas, massas e sorvete.
  • Alimentos que devem ser evitados – alimentos quentes e endurecidos como, por exemplo, o chiclete, a maçã e a cenoura.

Saiba o que fazer diante de um sangramento

Após a extração do dente do siso, é comum um número restrito de indivíduos, apresentarem sangramento. Diante desse fato, é importante que a pessoa mantenha-se calma e coloque a cabeça um pouco mais inclinada, quando comparada ao resto do corpo. Após, a pessoa deve colocar uma compressa no local, de modo a realizar a compressão. Caso, essas atitudes não colaborem com a cessação do sangramento, é ideal buscar a orientação de um especialista.
Conheça os cuidados que devem existir após remover os dentes do siso. (Foto: divulgação)
A extração do dente do siso é muito comum em nosso meio. No entanto, é muito importante que o indivíduo siga as orientações do profissional, seguindo os cuidados. Essa atitude ajuda a evitar qualquer consequência futura a sua saúde.

Nenhum comentário: