quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Estilo folk chic: peças, dicas


Os estilos de roupa que remetem ao campo, às etnias, aos trabalhos manuais e tudo que está envolvido neste universo, nunca deixaram de ser inspiração para muitas pessoas. Quem é antenada na moda sabe que, atualmente, uma das tendências mais fortes em roupas eacessórios é o artesanato. Também é sabido que, para o próximo inverno, será amplo o uso de estilo western.  O folk, por sua vez, é designado como uma mistura de estilos diversos, mas que têm a ver com tudo isso, ao mesmo tempo. A palavra tem origem inglesa e significa “folclore”. Muitos elementos do country, por exemplo, estão no estilo folk, mas estes não são os únicos. Alguns looks mais casuais chegam a ser confundidos com o hippie, também. Pode-se dizer, então, que o folk é um mix de tudo isso. Surgiu, então, o estilo folk chic, que deu status de sofisticação ao visual folclórico.
O folk chic é elegante e despojado, ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

Peças folk chic

Embora o estilo folk seja bastante despojado e eclético, algumas peças são mais comuns a ele. Saias e vestidos longos, acessórios rústicos, couro (em especial, o do tipo desgastado), tranças, botas, estampas de bichos e flores, desenhos geométricos, tema xadrez, estampas étnicas em geral, lenços, penas, coletes, jeans, chapéus, artesanato e muitas franjas.  Todos estes elementos podem ser empregados em quaisquer peças, sob novas releituras, porém sem a perda daessência folk. A mescla de detalhes característicos e elementos mais sofisticados proporcionam um visual folk chic.
Mescla de elementos folclóricos e sofisticados resulta no visual folk chic (Foto: Divulgação)

Dicas para usar folk chic

Franjas e um certo volume das peças folk chic proporcionam visuais muito interessantes e despojados, que podem ser usados por qualquer pessoa, desde que se tenha atenção com seu tamanho. Tão características do estilo, as franjas têm o poder de aumentar bastante as medidas, sejam elas do corpo ou do próprio acessório em que foram empregadas. Uma bolsa, por exemplo, acaba parecendo muito maior, com elas. Então, quem gosta do estilo deve estar atenta a isso. Uma saia inteiramente confeccionada com elas pode deixar os quadris muito volumosos, comprometendo o look. A dica é dar preferência, então, aos modelos que possuem apenas pequenos detalhes como, por exemplo, na lateral.
Para conquistar um visual folk chic, vale a pena mesclar os elementos mais rústicos a roupas e acessórios mais elegantes. Um bom salto alto pode ficar muito bem com um vestidinho em estilo folk. Quem gosta de um look mais prático pode investir, sem medo, nos coletes. Se este for bastante estruturado, ficará ótimo com um vestido ou uma calça mais discreta. O estilo está aí para agradar a todos os gostos e transformar o visual em algo bastante eclético e divertido.

Nenhum comentário: