Rio -  O governo do estado buscou ser generoso com os clubes cariocas no edital de licitação para os interessados em administrar o Maracanã, após o término das obras no estádio, pelos próximos 35 anos. Um dos artigos diz que o concessionário só poderá fazer a gestão do estádio caso dois dos grandes clubes cariocas assinem o compromisso de utilização do estádio.
Foto: Divulgação
Concessionária só poderá iniciar administração após acerto com pelo menos dois clubes do Rio | Foto: Divulgação
Isso significa poder para os clubes na hora de negociar valores para o uso do Maracanã. Vale ressaltar que o vencedor da concorrência terá até 90 dias para fazer cumprir essa exigência, contando da data de homologação do resultado. Se não houver acordo entre dois clubes e o administrador, o governo do estado pode abrir nova licitação ou então repassar a concessão para a segunda melhor proposta da licitação já feita.

Um outro detalhe: apesar de Vasco e Botafogo já terem estádio à disposição, caso ambos queiram fazer uso do Maracanã estarão sob as mesmas condições de Flamengo e Fluminense, principais interessados em todo esse processo. Isto porque o documento de licitação veda ao futuro administrador o tratamento discriminatório entre as agremiações. A intenção é evitar exclusividades no uso do Maracanã. Isso não quer dizer que as condições de uso venham a ser iguais. Os contratos podem ter condições distintas, dependendo das negociações. O prazo estabelecido para habilitação das propostas vai até 11 de abril deste ano.