Rio -  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pediu à Justiça, em março de 2012, que a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, fosse multada como pessoa física pelo descaso com pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Campos (CAPS III).  
O processo é da Promotoria de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência. Em 2009, o MP propôs uma Ação Civil Pública contra o Município de Campos, após apurar falhas no sistema de atendimento dos CAPS e o descumprimento do dever da Prefeitura de oferecer um serviço público de qualidade para doentes mentais.
A Justiça acatou pedido do MP e obrigou a Prefeitura a regularizar o atendimento dos CAPS, além de reestruturar as unidades, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

No entanto, após vistorias do órgão no local em 2012, vários irregularidades foram verificadas. As unidades não tinham remédidos, faltava material didático e pedagógico para oficinas terapêuticas, a estrutura tinha pouca ventilação e iluminação e os pacientes dormiam em colchonetes no chão.