terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Namorado com ciúmes do passado: o que fazer


Aceitar que a namorada já teve outras experiências sexuais e amorosas pode ser algo muito difícil para os homens. Segundo especialistas, faz parte da cultura masculina querer ser o primeiro. Porém, diferente dos carros zero quilômetros, um amor pode chegar com muitos passos rodados. Veja o que fazer quando o namorado está com ciúmes do passado.

Namorado com ciúmes do passado

Segundo o psicanalista Alfredo Simonetti, são poucas as pessoas que aceitam com tranquilidade as antigas experiências de seus parceiros. Ele afirma que o ciúme do passado no namoro é muito comum e normalmente, vivido por pessoas que estão conscientes disso.
O especialista diz ainda que não sofrer pelos amores antigos do parceiro é sinal de maturidade, porém isso desaparece quando nos apaixonamos. Tudo isso porque nossas emoções não tem tempo. Só de pensar que quem amamos esteve com outra pessoa pode ser muito doloroso e causar medo para o futuro. Dessa forma, é necessário controlar os sentimentos para evitar os problemas na relação atual.
Geralmente, os homens são os mais sofredores. Enquanto eles possuem medo de serem comparados sexualmente, as mulheres tem medo de pensar que o homem amou a ex-namorada com maior intensidade. Se namoro terminou por causa da ex-namorada, a mulher se sente ainda mais ameaçada por achar que ele ainda a ama.

O que fazer quando o namorado tem ciúmes do passado

  
1. Evite os detalhes: segundo especialistas contar detalhes sobre a ex-relação pode gerar muita insegurança para o ciumento. Portanto, evite os detalhes e também não queira saber como era a relação anterior. Caso ele pergunte, responda de forma genérica. Jamais fique sem responder ou minta;
2. Não fale mal do outro: como forma de se sentir seguro os parceiros procuram falar mal do antigo namoro, o que pode gerar frustração. Afinal, as pessoas que namoram por desejo próprio com certeza viveu bons momentos;
3. Falar demais sobre o ex: mesmo que sinta raiva, não fale demais sobre o ex. Isso pode indicar que você ainda gosta dele ou que algo ficou mal resolvido. O mais indicado é conversar tranquilamente e procurar não resumir o assunto;
4. Não provoque o ciúme do parceiro: evite provocar crises de ciúmes falando do passado, pois isso pode prejudicar a relação.  É necessário que os dois contribuam para que a união seja feliz.
Os bons momentos juntos devem prevalecer ao ciúme do passado. (Foto: divulgação)
Quando o namorado está com ciúmes do passado é preciso saber lidar com essa situação para que ela não piore ainda mais. Procure evitar ficar lembrando sobre o passado e muito menos fazer comparações. Conte somente o necessário para o seu namorado, para evitar que ele se sinta reprimido ou ameaçado.

Nenhum comentário: