São Paulo -  O ano de 2012 foi o com mais acidentes envolvendo tubarões na história. De acordo com a organização International Shark Attack File (ISAF) foram 118 acidentes relatados em todo o mundo, com três casos a mais que o antigo recorde ocorrido em 2010. Do total do ano passado, 80 ataques aconteceram nos habitats naturais dos tubarões, sem que os animais tivessem sido provocados por humanos. Sete foram fatais. Em 2011, foram 78 ataques não provocados, sendo 13 fatais e em 2010, foram 82.
Além da força da mandíbula, o dente dos tubarões apresenta composição química que garante eficiência nas dentadas. Na imagem, cena do filme Tubarão | Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
De acordo com o relatório da organização, que contabiliza relatos de acidentes em todo o mundo desde 1900, os números de ataques estão crescendo a cada década. Em 2012, os Estados Unidos foram mais uma vez como o lugar com mais ataques de tubarões, num total de 53 ataques, seguido por Austrália (14), África do Sul (4), Reunião (3), além de acidentes isolados registrados nas IlhasCanárias, Indonésia, Nova Zelândia, Nigéria, Arábia Saudita e Tonga.
De acordo com o relatório da ISAF o aumento da interação de tubarões com humanos está relacionado com o aumento do tempo que os humanos passam no mar. “Como a população e o aumento do interesse em atividades aquáticas é esperado o crescimento no número de ataques de tubarões”, afirma o relatório.
A ISAF afirma que a população de tubarões está em declínio em muitas partes do mundo por causa da sobrepesca, perda de habitat, o que teoricamente diminuiria o número de ataques. No entanto, não é o que os índices estão mostrando.
Nesta terça-feira, um neozelandês morreu em um ataque de tubarão na popular praia do País. O homem de 47 anos nadava a cerca de 200 metros da praia de Muriwai, que fica a 40 quilômetros a oeste da cidade de Auckland.
No mês passado, outro caso envolvendo tubarões ganhou repercussão internacional. Um turista britânico e um australiano tiveram um ato de bravura para evitar um possível acidente na praia em Queensland, Austrália. O animal nadava na beira da praia próximo à crianças, quando os dois homens puxaram o tubarão pela cauda , afastando o perigo.


As informações são de Maria Fernanda Ziegler do iG