segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Siapenet servidor: primeiro acesso


A internet tem trazido inúmeras facilidades aos usuários. Hoje, navegando pela rede mundial de computadores, você pode realizar diversas operações, inclusive atividades ligadas a órgãos e instituições públicas.
Servidores ativos, aposentados e pensionistas, por exemplo, tem a opção de acompanhar informações relacionados aos seus dados pessoais através do SIAPEnet. O portal oferece opções de consultas, bem como recursos para emissão de contracheques e comprovantes de rendimentos para fins de Declaração de Imposto de Renda.
O SIAPEnet é uma ferramenta destinada a servidores, aposentados e pensionistas. (Foto: Divulgação).
Idealizado pelo Ministério do Planejamento, em suma ele tem por objetivo permitir ao servidor efetuar consultas, atualização e impressão de dados extraídos do SIAPE (Sistema Integrado deAdministração de Recursos Humanos).
O SIAPE é um sistema de abrangência nacional que se configura como a principal ferramenta para a gestão do processo civil do Governo Federal. Ele é responsável pelo pagamento de mais de 1,3milhões de servidores ativos, aposentados e pensionistas de 214 instituições de administraçãopública, entre fundações, órgãos de ensino, empresas, autarquias etc.

Serviços oferecidos pelo SIAPEnet

Os usuários que acessam o SIAPEnet tem a disposição uma ampla variedade de serviços. (Foto: Divulgação).
  
Os usuários que acessam o SIAPEnet tem a disposição uma ampla variedade de serviços, podendo realizar: consulta ao comprovante de rendimento, consulta a dados cadastrais, consulta a programação de férias e consulta a benefícios previdenciários (pensão).
Ele também pode efetuar atualização de dados pessoais, download de manuais operacionais do SIAPE e atualização de dados de cursos e de treinamentos. Esta última opção só está disponível para os gestores das áreas de treinamentos dos órgãos integrantes do sistema.
Mais informações sobre os serviços do SIAPE estão disponíveis no sitewww.siapenet.gov.br/oque.htm.

Como realizar primeiro acesso no SIAPEnet

Abaixo, estão os procedimentos necessários para você realizar o primeiro acesso no sistema SIAPEnet. (Foto: Divulgação).
Caso seja servidor público, aposentado ou pensionista e queira fazer o primeiro acesso no SIAPEnet, você precisa seguir os seguintes procedimentos:
1º Passo – Acesse o site do sistema e clique na opção “Servidor”, localizada no topo da página;
2º Passo – Em seguida, informe o código de Identificação Única. Este código pode ser encontrado no contracheque;
3º Passo – Clique em “Prosseguir” e preencha o formulário que vai aparecer na tela informado CPF, CEP, data de nascimento, telefone residencial e e-mail. Os dados devem constar no sistema SIAPE;
4º Passo – Clique em “Avançar” e, em uma nova página, abra o seu e-mail. Nele vai constar uma mensagem do SIAPE trazendo o usuário e a senha que você deve usar para acessar sua conta;
5º Passo – Tanto o usuário quanto a senha fornecidos pelo sistema são temporários. Você deve alterá-los informando um novo nome de usuário e uma nova senha, que devem conter de 8 a 12 caracteres e de 6 a 9 caracteres, respectivamente.

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