Rio -  Ter uma forte rede de contatos pode ser um diferencial para quem participa de um processo seletivo. Grande parte das pessoas contratadas pelas empresas é recomendada pelos seus melhores empregados. As vantagens da rede de relacionamentos, ou networking, podem ser compreendidas com um raciocínio simples: na hora de selecionar, as empresas sabem que “águias indicam águias”. Confira as dicas abaixo!
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
Qual a importância do networking no mercado de trabalho atual?
Sidnei, Tijuca
Olá, Sidnei! O networking é essencial para todo profissional. Por exemplo, se você for indicado por suas competências para um processo seletivo por um funcionário de confiança da empresa contratante, terá maiores chances de ser escolhido. Portanto, quanto maior for sua rede, melhor.
Mas o networking só funciona se for uma via de mão dupla. Logo, não adianta procurar os outros só quando precisar de apoio. Se você não ajudar sem interesse, não terá “crédito” e não construirá sua rede de contatos.
Novas amizades  podem começar nos ambientes mais diversos, e as oportunidadespodem aparecer onde menos se espera. Vale investir nessa observação. Existe hoje uma grande motivação para se ingressar em cursos de especialização, como MBAs, porque, além de atualizar conhecimentos, é um ótimo ambiente para conhecer outros profissionais do mercado no qual você está inserido.
Além dos contatos do dia a dia, as redes sociais virtuais ajudam a organizar e manter proximidade com as pessoas e são um ótimo espaço para divulgação de competências. Criar um blog com um tema específico e publicar conteúdos de interesse de sua área, por exemplo, também pode atrair e movimentar sua rede de relacionamentos.
As pesquisas indicam que mais da metade das pessoas encontrou seu último emprego através do networking. Mas vale reforçar as atitudes para se ter uma boa rede: seja sincero e ofereça ajuda.
Os relacionamentos interesseiros e superficiais só resultarão em perda de tempo. Construir relacionamentos verdadeiros, além de prazeroso, é o que abrirá as novas perspectivas profissionais.
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças