Rio -  Se o microempreendedor percebe que as vendas estão expandido, é preciso considerar novas maneiras de apostar no crescimento da marca. Um lugar bom para investir é no comércio eletrônico. Ou seja, com uma loja virtual ou estreitando conexão com os consumidores — e futuros compradores — por meio de redes sociais. O alcance dentro das ferramentas virtuais pode ser ótimo. Veja abaixo algumas orientações.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Sou artesão e vendo minhas peças em algumas feiras. Porém, soube que comentaram sobre meu trabalho na internet. Quero entrar lá para vender e dialogar com clientes e possíveis clientes. O que fazer?
>Dionísio, Ilha do Governador
Você está no caminho certo, pois a internet é um importante canal que pode ajudar a fidelizar os clientes e também auxiliar na conquista de novos consumidores. Você deve ir, sim, ao local onde foi feito um comentário sobre seu trabalho e, se for possível, mostrar outros produtos que fabrica. Além disso, pode informar o endereço de um ambiente virtual próprio — ou sua página no Facebook, ou seu site ou seu blog — onde os interessados possam conhecer melhor os produtos que você pode oferecer.
Ter um ambiente virtual é importante porque, nele, seus clientes poderão compartilhar ideias e informações sobre seus produtos, atraindo outros consumidores. Além disso, permite que você incentive contribuições dos clientes, que, em geral, são a melhor fonte de informação sobre seus produtos.
Com isso, você pode colher críticas, dicas, sugestões e preferências , que podem auxiliar a aprimorar suas peças, atendendo ao gosto dos clientes e vendendo ainda mais. No nosso site, você encontra recomendações para fazer negócios na internet. Acessehttp://goo.gl/nXaiF.
O Sebrae também oferece duas soluções que podem ajudá-lo neste momento. Uma delas é o curso online e gratuito “Internet para Pequenos Negócios”. Saiba mais emhttp://goo.gl/e9ruq. Há ainda uma parceria entre Sebrae e Mercado Livre, que permite a criação, de forma simples e gratuita, de uma loja virtual para micro e pequenas empresas. Saiba mais em www.primeiroecommerce.com.br.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ