Varejo queima seu estoque com descontos de até 80%
Estratégia aquece as vendas, em baixa nesta época do ano, e anima consumidores
POR DANIEL CARMONA
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Na rede Ricardo Eletro, que ontem fez ampla queima de mostruário. O preço de um liquidificador por exemplo, de R$79,90 caiu para R$19,90 (75% mais barato), enquanto uma centrífuga de alimentos saiu de R$ 139 para 29,90 (78,5%). Até um eletrodoméstico de luxo, como a geladeira side by side (de duas portas) de R$ 4.500, entrou na conta e, com 38% de desconto, o preço caiu para R$ 2.800.
Apesar das ofertas anunciadas durante todo o ano, as Casas Bahia apostam até amanhã em estratégia diferente. Em vez de descontos, o grupo varejista oferece um segundo produto para o cliente. Por exemplo: na compra de um computador de R$ 1.700, o consumidor leva impressora multifuncional de R$ 250.
O aposentado Sérgio Maurício pagou R$ 699 por cada um dos dois ar-condicionados que comprou. Até a semana passada, cada um custava R$ 905 (R$ 412 a menos na conta).“Comprei dois aparelhos. O desconto veio em boa hora”, afirmou o aposentado.
“Estou de mudança e com dívida, mas quero aproveitar o desconto”, disse a servidora pública Raquel Oteri.
CONDIÇÕES
Na Ricardo Eletro, a promoção alterou as condições de pagamento dos produtos. Normalmente, o item de R$ 100 é parcelado em até dez vezes sem juros. Agora, com desconto, ele tem que ser pago à vista. Se parcelar, o juro será incorporado. Nas Casas Bahia, no entanto, o pagamento no carnê, com a primeira parcela vencendo em maio, foi mantido mesmo na campanha ‘Comprou, ganhou’.
ATENÇÃO REDOBRADA
SEM IMPULSO
É preciso ter cuidado. “Investigue o que você quer comprar. Questione o vendedor e busque informações corretas. Nunca vá por impulso pela oferta”, acrescenta Vinícius Leal, advogado do Procon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário