São Paulo -  A Chery Brasil apresentou o Celer, nas versões Hatch (R$ 35.990) e Sedan(R$ 36.990) — ambas com motor 1.5 16V Flex. Inicialmente importado da unidade de Wuhu (China), o Celer — do Latim ‘celere’, que significa rápido — será produzido em Jacareí, interior de São Paulo, no primeiro semestre de 2014.
Com design moderno, desenvolvido pelo Estúdio Torino Design (Itália), a versão hatch é 18 cm maior que o Peugeot 208 e o sedã tem o mesmo tamanho do novo Prisma. No interior, o Celer traz ar, direção hidráulica, vidros elétricos, sistema de som com CD Player MP3 com entrada USB, regulagem do banco em seis posições e da altura da coluna de direção, além de porta-objetos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Celer vem equipado com o motor 1.5 16V Flex, que rende 108 cv de potência etrabalha com câmbio manual de cinco marchas. Tem velocidade máxima de 160 km/h.
Para a segurança, o Celer traz airbags para motorista e passageiro, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e regulagem elétrica de altura dos faróis.
Em 2013, a Chery Brasil prevê vender 7.000 unidades do Celer — 75% na versão Hatch e 25% na versão Sedan.
TESTAMOS NA CHINA
A ótima impressão que o Celer, na época ainda Fullwin nos deixou, durante visita à fábrica da Chery na China, deverá permanecer no modelo nacional. Bem dimensionado e acessível, com linhas harmoniosas e motor bem disposto, o Celer foi avaliado em pista da fábrica um ano atrás. O comportamento em curvas sugeriu uma suspensão mole para o gosto do brasileiro. Mesmo assim o modelo tem boa aderência, direção direta e câmbio com engates precisos. O painel é simples mas oferece boa leitura e a ergonomia ficou adequada. O som da batida das portas, metálico, pode ter sido melhorado para a nova edição, que agora usa motor flex. É um um concorrente que não pode ser menosprezado no segmento.