Paraná -  A Hyundai apresentou o HB20S, sedã que chega a partir de 20 de abril para enfrentar Chevrolet Prisma, Fiat Grand Siena, Peugeot 207 Passion, Renault Logan, Volkswagen Voyage e Toyota Etios — em preço também disputa mercado com Nissan Versa e Chevrolet Cobalt, que são um pouco maiores.
Foto: Divulgação
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A dianteira do HB20S é a mesma do hatch. A lateral ganhou uma tampa plástica onde seria um vidro lateral adicional. A traseira recebeu um bom porta-malas — 450 l —, belas lanternas e uma barra horizontal cromada — tem 4,23 m de comprimento, 33 cm maior do que o hatch.
A cabine tem bom acabamento, os bancos são confortáveis — assim como no hatch, o banco traseiro é mais baixo para acomodar passageiros de maior estatura e o espaço para as pernas é honesto. O volante tem respostas rápidas e com a regulagem de altura e profundidade é fácil encontrar boa posição de dirigir.
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A versão de entrada do HB20S traz o motor 1.0 l de três cilindros que rende 80 cv de potência máxima — câmbio manual de cinco marchas. Mesmo com 61 kg a mais que o hatch, o HB20S 1.0 tem bom desempenho. O câmbio cujas duas primeiras marchas têm relações curtas e a ausência do quarto cilindro — menor peso, menor atrito, menor esforço de bombeamento de óleo, etc — embalam o modelo sem deixá-lo esmorecer nas subidas.
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A versão 1.6 de 128 cv foi avaliada com câmbio manual e com câmbio automático de quatro marchas. Em ambas, o conjunto fornece arrancadas e retomadas com mais fôlego. Já a suspensão tem acerto que permite dose de esportividade sem transmitir desconforto. Preços partem de R$ R$ 39.345 (Confort Plus 1.0) e chegam a R$ 53.995 (Premium 1.6 automática).
O repórter viajou a convite da Hyundai