Rio -  Com pressa para dar prosseguimento às obras do Porto Maravilha, a Prefeitura do Rio levou carros alegóricos do Grupo A para um terreno na Rua Prefeito Olympio de Melo, em Benfica, ao lado da antiga fábrica do Sabão Português, onde futuramente pode ser construída a Cidade do Samba 2, que abrigará os barracões dessas escolas. A medida não agradou a todas as agremiações.
O material está exposto ao tempo, e as escolas esperam uma posição para construir, com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp) e a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), telhados contra chuva e sol.
Alegorias usadas no último Carnaval estão num terreno na Rua Prefeito Olympio de Melo, em Benfica, perto da Barreira do Vasco: indefinição | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Alegorias usadas no último Carnaval estão num terreno na Rua Prefeito Olympio de Melo, em Benfica, perto da Barreira do Vasco: indefinição | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
“Não existe a menor condição de fazer algum trabalho lá. Se depois o terreno estiver limpo, cimentado, com cobertura, luz e água encanada, podemos avaliar mudarmos o barracão para lá, mas ainda não definimos isso”, avaliou a diretora de Administração da Unidos do Porto da Pedra, Joci Carla de Faria.
Pelo menos duas agremiações — Viradouro e Unidos de Padre Miguel — já estão no local e outras, como Alegria da Zona Sul, Inocentes de Belford Roxo e Acadêmicos de Santa Cruz, deverão se mudar em breve, liberando os antigos galpões da Zona Portuária.
“Vamos para lá, até pela proximidade com a futura instalação definitiva no Sabão Português. Ainda estamos na fase de escolha do enredo, então, dará tempo de criarmos uma estrutura melhor no terreno”, adiantou o presidente da Alegria da Zona Sul, Marcos Vinícius Almeida.
As duas escolas que ocupam o local foram impedidas de voltar aos antigos endereços e levadas para o terreno, de 9,6 mil metros quadrados, depois dos desfiles deste ano. Alguns barracões da Avenida Brasil, mesmo que na Região Portuária, — caso do atual espaço da Império da Tijuca —, não serão fechados por enquanto, já que não há previsão de obras do Porto Maravilha na área do Gasômetro ou da Avenida Francisco Bicalho.
Alegorias das ‘mirins’ sob viaduto
A Prefeitura do Rio não tem uma definição sobre as alegorias das escolas de samba mirins. Elas ocupam hoje um espaço embaixo de um viaduto na entrada de túnel na Rua Frei Caneca, próximo ao Sambódromo. Mesmo cercado por grades, o local recebe água da chuva e pode servir de criadouros de mosquitos como os da dengue.
A Riotur informou que o espaço não está abandonado. As escolas têm acesso e cuidam de evitar proliferação de insetos ou acúmulo de sujeira.