São Paulo -  O Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, vai analisar uma bebida de maçã AdeS entregue por uma advogada que diz que um jovem de 17 anos queimou a boca ao consumir o produto. Renata Moreira da Costa alega que o jovem sentiu ardência na mucosa ao colocar o suco na boca. A Unilever, que fabrica a marca, informou que não comenta casos específicos e que o problema só existe em 96 unidades produzidas em Pouso Alegre (MG).
O caso teria ocorrido na noite de 7 de março, uma semana antes do anúncio do recall. O delegado José Luis Meirelles Júnior, que investiga a ocorrência, informou que o líquido foi encaminhado para o Instituto de Criminalística, que ficou incumbido de levá-lo para testesno Instituto Adolfo Lutz para depois ouvir as partes envolvidas. "Pode revelar que pode haver com certeza um produto de limpeza, como também pode não constatar", disse para a EPTV.
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Suco de soja AdeS sabor maçã | Foto: Divulgação
Suspensão da bebida
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição, venda e o consumo de todos os lotes dos produtos de diferentes sabores, versões e tamanhos de uma linha de produção em Pouso Alegre (MG). A resolução da Agência foi publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira.
A Anvisa afirmou que a medida é temporária e que foi adotada como precaução. Segundo a resolução, a decisão foi tomada "por suspeita de (os produtos) não atenderem às exigências legais e regulamentares da agência". Nesta segunda, a vigilância sanitária do estado de Minas e da cidade de Pouso Alegre fará inspeção na fábrica.
Contaminação por soda cáustica
Na última quinta-feira, a Unilever anunciou recall do lote de iniciais AGB 25 do produto Alimento com Soja sabor Maçã, fabricado em 25 de fevereiro deste ano e válido até 22 de dezembro de 2013.
A empresa informou que foi identificada falha no processo de higienização das máquinas, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza.
Os produtos foram contaminados com hidróxido de sódio, mais conhecido como soda cáustica; produto altamente tóxico. Mais de 12 clientes teriam recebido atenção médica; e pelo menos dois não aceitaram atendimento.
Recomendações
A Unilever afirmou que o problema atingiu 96 unidades do produto e que o recolhimento está abarcando todas aquelas fabricadas no dia 25 de fevereiro. As unidades objetos do recolhimento foram distribuídas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Mas não disse exatamente onde eles foram vendidos.
O consumidor que tiver adquirido o produto não deve consumi-lo. Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico. Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.