Rio -  Policiais de todo o País devem participar na próxima terça-feira, de manifestação no Congresso Nacional que pode terminar com o anúncio de greve geral para a categoria. O objetivo do ato é chamar a atenção de parlamentares sobre a possível aprovação do Projeto de Lei 1949/2007, que trata da Lei Geral da Polícia Civil que, de acordo com a categoria, pode prejudicar a entidade.
De acordo com a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), o PL não atende às necessidades de modernização das polícias Civis.
Além disso, afirma que o texto privilegia apenas delegados e tira benefícios de inspetores, detetives e outros cargos de base. A Cobrapol já publicou manifesto em repúdio ao texto e pretende mobilizar policiais de todos os estados para evitar a aprovação do texto no Congresso.
RISCO DE CONFLITO
A Cobrapol acredita que o PL pode gerar conflito nas relações de trabalho dentro dacorporação e enfraquecer a estrutura policial por privilegiar cargos específicos.
IMPASSE NO PROJETO
A última alteração no texto foi feita pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e causou a mobilização da Classe, que acredita estar sendo lesada com as modificações.