Rio -  A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu ontem a venda, a distribuição e o consumo de todos os lotes de sucos da marca Ades fabricados numa das linhas de produção da Unilever, em Pouso Alegre (MG). Portanto, o consumidor deve ter muita atenção: as embalagens que tiverem as iniciais ‘AG’ no número de lote podem conter soda cáustica misturada com o suco, não importa de que sabor.
A medida da Anvisa foi publicada ontem em Diário Oficial. Semana passada, a fabricante da bebida admitira que 96 caixas de 1,5 litro da bebida, de sabor maçã, continham hidróxido de sódio a 2,5% — o que causou queimaduras na boca e na garganta de 14 pessoas, além de náuseas. A Unilever explicou, ainda, que houvera falha no processo de envazamento e determinou o recolhimento das 96 caixas do produto.
Mas agora todos os sabores, feitos numa das 11 linhas de produção da fábrica, estão na mira da Anvisa, que ontem fez inspeção no local para verificar as condições sanitárias das instalações. Dependendo do laudo dos inspetores, a empresa poderá sofrer alguma sanção. Até ontem à noite, nenhum diretor da Unilever tinha falado sobre o problema. A empresa tem se manifestado por meio de notas.
Na sexta-feira, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça informou que o “lote contaminado não contêm a bebida, apenas a solução de limpeza.” A Unilever ficou em silêncio.
A Secretaria Nacional do Consumidor convocou a empresa para prestar esclarecimentos sobre a contaminação da bebida, hoje. Também estarão presentes representantes da Anvisa.
A fabricante tenta revogar a decisão da vigilância. E pede aos consumidores que compraram o lote contaminado que entrem em contato com o SAC por meio do 0800-707-0044, das 8h às 19 h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br. Também promete trocar o produto ou devolver o dinheiro. A Anvisa colocou à disposição telefone para dúvidas: 0800 642 9782.