Rio -  A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira deixou quase todas as regiões da capital paulista em estado de atenção até as 16h, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. Foram registrados pelo menos 14 pontos de alagamento na cidade, principalmente na zona oeste e centro.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 17h, a cidade tinha 73 quilômetros de lentidão, índice acima da média para o horário. Os piores trechos estão no Corredor Norte/Sul, sentido Santana, do viaduto Indianópolis até a praça da Bandeira (7,2 km); no corredor Norte/Sul, sentido Aeroporto, da praça da Bandeira até o viaduto Indianópolis (7,2 km); na avenida dos Bandeirantes , sentido Imigrantes, da Marginal Pinheiros até a avenida Antônio de Macedo Soares (3,1 km); e na Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, pista expressa, da ponte Cruzeiro do Sul até a ponte da Casa Verde (3,0 km).
Segundo o CGE, o predomínio de sol provocou a rápida elevação das temperaturas com máximas que chegaram aos 32ºC na Grande São Paulo. O calor e a brisa marítima, que chegou mais cedo nesta quinta-feira, geraram áreas de instabilidade no início desta tarde. Dessa forma ocorreram chuvas na forma de pancadas com rajadas de vento, descargas elétricas e potencial para alagamentos, principalmente entre as zonas norte, oeste e centro da cidade.
Durante o estado de atenção para alagamentos foi registrada rajada de vento de 80km/h no aeroporto de Guarulhos às 14h. No mesmo horário, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no Mirante de Santana, zona norte, houve registro de rajada de 49km/h. Segundo previsão dos meteorologistas do CGE, nas próximas podem ocorrer mais chuvas na capital, porém com menor intensidade e em pontos isolados.
Previsão
Os próximos dias seguem com condições típicas de verão na capital, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no final das tardes. A sexta-feira segue com predomínio de sol e temperaturas em rápida elevação. As mínimas oscilam dos 21ºC, enquanto que as máximas podem superar os 33ºC. A umidade relativa do ar pode atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes do dia. No final do dia a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas de chuva na Grande São Paulo.
No sábado persistem as condições de sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 21ºC e máximas de 32ºC. Entre o final da tarde e o início da noite retornam as chuvas na forma de pancadas para a capital paulista.