Rio -  A deputada Clarissa Garotinho (PR) apresentou nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa (Alerj), um projeto para cancelar a Medalha Tiradentes, que o parlamento concedeu, no ano de 2006, ao atual presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB), Casa onde houve a sessão que derrubou o veto da presidenta Dilma à Lei dos Royalties. Se dizendo indignada, a deputada afirmou que o senador agiu como ditador.
“Renan não é digno de receber homenagens da Alerj. Ele é inimigo do Rio de Janeiro”, disse a parlamentar, completando que Renan rasgou o regimento interno e maculou a Constituição Federal.
A deputada também lamentou que o congresso tenha criado uma guerra federativa, jogando os estados brasileiros contra o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
Querem distribuir riquezas, eu acho justo. Que o Congresso não seja covarde e faça a reforma tributária. Tirar os Royalties do Rio, além de injusto é inconstitucional”, concluiu.
Com a decisão, o estado do Rio pode perder R$ 75,4 bi até 2020. Como outra consequência da votação, o governador Sérgio Cabral cancelou os pagamentos que o estado tem que fazer, com exceção dos servidores, que irão receber normalmente, mas podendo afetar, por exemplo, a merenda de alunos da rede pública de ensino.