Argentina -  A produção das fantasias da escola de samba de San Luis, a Sierras Del Carnaval, foi integralmente coordenada pelos artesãos da Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil). As 750 roupas da agremiação argentina foram elaboradas em dois ateliês, um na cidade de Vila Mercedes e outro na capital San Luis. Na noite desta quarta-feira, a elaboração de 520 roupas do ateliê da capital chegou ao fim.
"Aqui produzimos o figurino da bateria e da maioria das alas e, para isso, contamos com a trabalho de 67 artesãos do projeto de inclusão social do governo local", contou Renato Rodrigues, um dos instrutores da Amebras. "Fizemos o trabalho em tempo recorde, pois começamos em janeiro; em edições anteriores, começamos com cinco meses de antecedência", completa Clébio de Freitas. A dupla comandou os dois turnos do ateliê ao lado de Maria Anunciada, Gerson Paulo e Bill Lennon de Oliveira.
Grupo de artesãos posa com argentinos | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Grupo de artesãos posa com argentinos | Foto: Diego Mendes / Divulgação
A Sierras Del Carnaval é a primeira escola de samba da argentina criada nos moldes das agremiações do Brasil e se apresentará abrindo os desfiles da quarta edição do Carnaval do Rio em San Luis, que acontece nesta sexta e sábado. No total, 1.500 foliões vão participar para o evento.
Os sambistas são divididos em duas agremiações, que desfilam após a Sierras Del Carnaval. Os carnavalescos Milton Cunha e Jorge Caribé ainda supervisionam duas equipes de aderecistas argentinos que trabalham nas três alegorias que passarão pelo "sambódromo" da província.
A noite, num jantar em Potrero de Los Funes, o governador da província, Claudio Poggi entregou a chave da cidade ao Rei Momo.