Rio -  Na busca por material didático para concursos públicos, bancas de jornal especializadas são boa alternativa para os candidatos. Com espaços pequenos, mas organizados, é possível encontrar desde apostilas direcionadas para seleções específicas a livros-aula e cadernos de exercícios.

A consultora comercial Erika Pereira de Aguiar, 33 anos, tem planos de fazer concursos no futuro, mas já está se preparando. Ela conta que prefere comprar material didático nas bancas a ir a livrarias. “Gosto da organização das bancas, me ajuda a escolher. Nas livrarias eu fico meio perdida”, explica.

Já o estudante Fabrício dos Santos Martins, 17 anos, vai fazer concurso para o cargo de fuzileiro naval na Marinha e diz que prefere as bancas por causa da praticidade: “Eu passo por aqui todos os dias, então sempre aproveito para entrar e dar uma olhada nas apostilas para ver se tem alguma coisa nova”.
'Venho aqui pela variedade, pela qualidade dos materiais e pelo preço, que é o mesmo das livrarias ou até mais em conta', afirma Érika Aguiar | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
'Venho aqui pela variedade, pela qualidade dos materiais e pelo preço, que é o mesmo das livrarias ou até mais em conta', afirma Érika Aguiar | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Antes de ir às compras, porém, é preciso que o candidato tenha em mente que tipo de material precisa e saiba escolher o de melhor qualidade. Paulo Quilelli, diretor da livraria Quileitura e da editora Quileditora, aconselha que o candidato se certifique de que o livro é específico para concurso, observe se a editora tem experiência na área e pesquise sobre publicações anteriores do autor.

Para Juarez Lopes, especialista em leitura dinâmica do Instituto IOM, o ideal é que o candidato tenha como referência pessoas que já usaram aquele material e tiveram sucesso nos concursos. A indicação é ponto positivo. “Ter os vencedores como exemplo é uma boa estratégia”, diz. A escolha de bom material, segundo Vauledir Ribeiro, especialista da Editora Método, é tão importante quanto boa aula: “A contribuição dos livros é fundamental, eles são ricos repositores do conteúdo que será cobrado nas provas”.
Revista ensina por meio de passatempos temáticos
A editora Coquetel, conhecida pelas revistas em quadrinhos e palavras cruzadas, lançou este mês a revista Conhecer Concursos. A publicação tem jogos que ajudam candidatos a fixar os conteúdos estudados para as provas.

A primeira edição já está nas bancas e apresenta passatempos temáticos nas áreas de Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática. Além disso, traz 130 questões de simulados com gabaritos, uma coluna de Alberto Dellisola sobre mapas mentais e uma mensagem motivacional de William Douglas, conhecido como o guru dos concursos.

Editor-chefe da Coquetel, Daniel Stycer explica que a revista surgiu após pedidos de leitores e busca ajudar na fixação dos conteúdos por meio de uma abordagem lúdica. “A procura por cargos no funcionalismo público brasileiro só cresce. As pessoas buscam estabilidade no emprego e salários acima do mercado. Há muitos anos os leitores pediam uma revista com conteúdo para este segmento”, diz. A revista Conhecer Concursos custa R$ 14,90 e pode ser encontrada nas principais bancas da cidade.
Endereços
CINELÂNDIA
Praça Mahatma Gandhi, em frente ao Cine Odeon.

CENTRO
Esquina entre a Rua Almirante Barroso e a Avenida Rio Branco.
CARIOCA
Avenida Nilo Peçanha, em frente ao número 50.
URUGUAIANA
Esquina entre as ruas Uruguaiana e 7 de Setembro, em frente ao número 24.