Rio -  Estudantes da Universidade Estadual do Rio (Uerj) reclamam nesta segunda-feira pelas redes sociais que estão sem receber a bolsa a que tem direito. Segundo os alunos, o pagamento, referente ao mês de Fevereiro não foi feito pelo Governo do Estado. 
No Facebook, alunos comentam a medida como um bloqueio temporário das bolsas e criticam a falta de pagamento aos cotistas no grupo “Uerj da depressão”.
Ao todo, seriam mais de 8 mil alunos que não receberam o dinheiro. Destes, cerca de 6 mil são estudantes que ingressaram na universidade pelo sistema de cotas e por isso tem direito a bolsa de R$ 400 mensais. Os demais são bolsistas que participam de laboratórios de pesquisa acadêmica. O pagamento deveria ter sido feito no último dia 8, mas até esta segunda-feira ainda não foi depositado. 
No site da universidade, um comunicado do reitor Ricardo Vieiralves, informa que desde o dia 7 de março, o sistema financeiro do Rio está bloqueado por determinação do governador Sérgio Cabral e por isso, os “empenhos” estão bloqueados. O reitor relaciona a crise no sistema financeiro do estado à derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff à nova distribuição dos royalties de petróleo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, os bolsistas têm ordem de pagamento emitida todo oitavo dia de cada mês. Porém, demora alguns dias para o dinheiro ser liberado pelo banco. Com o final de semana nesse intervalo, o recebimento fica atrasado. A secretaria informou que os bolsistas receberão na próxima quarta-feira.
Segundo a secretaria, a gratificação dos bolsistas não tem nenhuma relação com o congelamento dos pagamentos para fornecedores, citado pelo reitor em nota oficial.