Rio -  Linda, apaixonada e bem-sucedida, mas ainda cheia de sonhos a realizar. É assim que Xuxa completa hoje seus 50 anos. Apesar de estar em excelente forma, Maria da Graça Meneghel brinca com a idade: “Queria ter a cabeça e a experiência de hoje com o corpinho de 26”. Namorada do ator e cantor Junno Andrade há três meses, a mãe de Sasha, de 14, não esconde a felicidade por ter encontrado uma nova paixão. “Minha pele de 50 anos agradece”, comemora.

Em entrevista exclusiva ao DIA, a eterna Rainha dos Baixinhos faz um balanço da carreira, conta que ainda tem muito o que fazer como apresentadora, fala sobre a opção da filha por ser jogadora de vôlei, garante não ter medo de envelhecer e diz que nunca quis se casar. “A felicidade não está em assinar um papel”, resume. Salve a rainha!
Apresentadora completa 50 anos | Foto: Divulgação
Apresentadora completa 50 anos | Foto: Divulgação
1 O DIA — Como você se sente aos 50 anos?
XUXA — Com 50 anos e feliz pacas!!!
2 Pretende comemorar?
Vou ficar com a minha família e poucos amigos, e à noite vou trabalhar.
3 Vai fazer festa?
Não sou muito de festa, mas meus amigos vão fazer um jantar beneficente com show em maio, em Sampa, e o Boninho (diretor de núcleo do ‘TV Xuxa’) fez um programa especial (mais detalhes na página 2).
4 Quais são os seus planos para o futuro?
Todos possíveis! Tenho muitos sonhos que ainda vou realizar.
5 Você se acha melhor hoje do que quando era mais jovem?
Queria ter a cabeça e a experiência de hoje com o corpinho de 26 (risos).
6 O que gostaria de fazer daqui a 10 anos?
Não gosto de fazer planos a longo prazo. Sou ariana, tudo meu é pra ontem, mas daqui a 10 anos, estarei 10 anos mais velha (risos).
7 O que deseja fazer que ainda não conseguiu?
Conseguir que as crianças sejam respeitadas como seres humanos em desenvolvimento. Conseguir que elas tenham seus direitos respeitados. Conseguir que nenhuma criança esteja nas ruas com fome, frio. Conseguir que crianças não sejam exploradas, abusadas e agredidas. Que tenham mais respeito pelas crianças com necessidades especiais (surdas, mudas, com Síndrome de Down, autistas). Conseguir que a lei em defesa das crianças, contra os castigos físicos, seja aprovada no Congresso. Seria um superpresente e a realização de mais um sonho.
8 Você se arrepende de alguma coisa?
Me arrependo de ter falado muito e acreditado demais nas pessoas.
9 Lamenta algo que não tenha feito?
Eu lamento não ter vivido mais. 
10 O que a idade e a experiência lhe trouxeram de positivo?
Nossa... Tanta coisa. Pra começar, uma filha linda!
11 E o que tem de negativo?
Se tem, ainda não achei.
12 Você tem medo de envelhecer?
Não. Embora na minha profissão eu seja muito cobrada. Quem trabalha com a imagem sabe o que é isso.
13 Teme a morte? Como lida com isso?
Eu temo o sofrimento e a perda de quem a gente gosta.
14 Você se preocupa com a menopausa?
Ainda não cheguei à menopausa.
15 Colocaria botox? Faria plástica se precisasse?
Botox, não, mas plástica já fiz, sim, e faria quantas eu me sentisse bem. Mas nada em exagero é legal.
16 Do que você se orgulha mais?
Minha filha.
17 O que não faria de jeito algum na carreira e na vida?
Fumar, beber, me drogar, maltratar crianças e bichos.
18 Se pudesse voltar atrás, o que você faria de diferente?
Falaria menos.
19 Você construiu uma carreira de sucesso e conquistou uma legião de fãs. Considera-se uma pessoa realizada profissionalmente?
Sou muito grata por tudo que eu consegui, mas como ariana ainda tenho muito para fazer. Estou viva e tenho muito a realizar ainda! Gente, eu só estou fazendo 50 anos... (risos)
Apresentadora recebe declaração do namorado | Foto: Divulgação
Apresentadora recebe declaração do namorado | Foto: Divulgação
20 Avaliando a carreira, o que mais te marcou?
Como apresentadora, ter conquistado o meu público e essa legião de fãs de várias gerações.
21 O que fez de melhor?
A Sasha e ter escolhido trabalhar com criança. O convite veio na época em que eu estava trabalhando muito como modelo, em Nova York, e eu achei muito louco. Mas aceitei e tinha que escolher porque não dava para fazer as duas coisas ao mesmo tempo, e escolhi as crianças.
22 E qual o maior tropeço?
Se existiu, eu não me lembro.
23 De todos os programas que apresentou, tem algum preferido?
‘Xuxa no Mundo da Imaginação’ (programa infantil, exibido de 2002 a 2004).
24 Está plenamente satisfeita com o ‘TV Xuxa’, que abrange todas as idades?
O dia em que eu estiver plenamente satisfeita, posso me aposentar, né?! Sempre busco coisas novas, diferentes para o meu público, que é toda a família.
25 Você já teve programa nos Estados Unidos, na Espanha e na Argentina, onde foi um fenômeno. Pretende retomar uma carreira internacional?
Estamos pensando. Convites eu tenho. Estamos estudando... Quem sabe?!
26 Como soa ser chamada ainda de Rainha dos Baixinhos?
Espero que soe só nos meus ouvidos este título. Ele é meu e ninguém pega! É meu, ninguém tasca, ganhei primeiro.
27 Você formou várias gerações de paquitas. Ao ver Letícia Spiller, Bianca Rinaldi, Bárbara Borges, Monique Alfradique, entre outras, na TV, sente-se um pouco responsável pelo sucesso delas?
Elas iam brilhar de qualquer maneira. Não sou responsável pelo sucesso, faço parte da história delas e isso me deixa muito orgulhosa.
28 Como você lida com a fama e o assédio? Já foi diferente?
Fama e assédio são o reconhecimento do público ao trabalho que você faz. Eu nunca lidei mal com isso.
29 Pensa em se aposentar?
Já pensei muito, desde os 26 anos. Agora, eu relaxei. Enquanto meu público gostar do que estou fazendo, as crianças e mães estiverem curtindo meus DVDs, vou trabalhar e muito.
30 Para quem ficaria o seu legado? Acha que tem sucessora?
Espero que seja para alguém sincero, acima de tudo verdadeiro e que goste de criança, porque trabalhar sem gostar não funciona.
31 Gostaria que a Sasha seguisse a sua carreira?
Eu quero que a Sasha seja feliz, fazendo o que ela quiser. Hoje, ela joga vôlei, é atleta e está feliz!
32 Apoia totalmente a opção de Sasha por ser jogadora de vôlei?
Sim, claro, óbvio!!!!
33 Como mãe, qual é a sua maior preocupação?
As preocupações que todas as mães no mundo têm. Mães são todas iguais, só muda o endereço. Dependendo da situação, somos exageradas, preocupadas...
34 Fala sobre tudo — sexo, drogas, preconceito — com sua filha?
Tudo!
35 Sasha está ficando adolescente. Como vai ser quando ela arrumar um namorado?
Este assunto só cabe a ela.
Apresentadora com pessoas especiais | Foto: Divulgação
Apresentadora com pessoas especiais | Foto: Divulgação
36 Você vai sentir ciúmes?
Não.
37 Qual a importância de sua mãe, Dona Alda, nos seus melhores e piores momentos?
Minha mãe é tudo! É tão importante quanto o ar que eu respiro.
38 Quem são os seus melhores amigos?
Eles sabem.
39 Você se arrepende de ter privado sua vida particular/afetiva em favor da carreira?
Não é bem assim, mas tudo tem seu preço.
40 Acha que sua vida pessoal acompanhou seu sucesso?
Você está perguntando se minha vida pessoal tem o mesmo tamanho da profissional? Tomara que não seja, porque os invejosos vão morrer com a resposta...
41 Você e Junno assumiram recentemente. Ele já conheceu sua família?
Então... Já falei muito sobre isso. (Em recente entrevista, Xuxa disse que a chegada de Junno em sua vida foi anunciada pela mesma cartomante que garantiu que ela seria mãe aos 35 anos).
42 Está apaixonada? Como é redescobrir a paixão aos 50?
Então... Minha pele de 50 anos agradece. (risos)
43 Você pretende construir uma vida a dois com ele, casar?
Já falei sobre isso também. (Ainda em entrevistas, ela contou que não se imaginava namorando nessa idade, mas não fala em casamento).
44 Gostaria de ter se casado?
Nunca fez parte dos meus planos casar.
45 Já recebeu proposta de casamento?
Sim.
46 Por que não aceitou?
Porque nunca quis casar. A felicidade não está em assinar um papel.
47 Além dos famosos, já namorou anônimos? Por que não deu certo?
O que não deu certo? Onde não deu certo? Deu o tempo que tinha que dar e deu muito certo. Todos os meus relacionamentos deram muito certo.
48 Você sempre gostou de animais. Ainda tem muitos cachorros?
Tenho seis cachorros e muitos pássaros que vivem soltos, livres.
49 Que animal de estimação mais te marcou?
Primeiro foi o Xuxo, depois muitos outros.
50 Pretende escrever sua biografia?
Não tem nada que as pessoas não saibam.
Foto: João Laet / Agência O Dia
Apresentadora recebe carinho de amigos ao completar 50 anos Foto: João Laet / Agência O Dia
O reinado da loira
A menina que nasceu em Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul, em 27 de março de 1963, e mudou-se para o Rio com a família aos 7 anos construiu uma das carreiras mais espetaculares da história da TV. De modelo a Rainha dos Baixinhos foi um pulo. Precursora de um formato de programa infantil que virou símbolo de sucesso, Xuxa ainda inspirou outras louras, como Angélica e Eliana, e até a morena Mara Maravilha.
Xuxa surgiu como modelo aos 16 anos, estampando a capa de uma revista, a ‘Carinho’, em 1980. No ano seguinte, ela já estava em mais de 50 publicações do País. Um convite de Maurício Sherman, então diretor da extinta TV Manchete, mudou definitivamente o rumo da vida da loura. Contratada da agência Ford Models, ela tinha 20 anos quando topou apresentar o programa infantil ‘Clube da Criança’. “Eu procurava uma mulher bonita e sensual para comandar um novo infantil. As pesquisas da época apontavam que Xuxa era o nome ideal. Estava despontando. Quando falei com ela sobre o programa, ela agradeceu muito, disse que não sabia se era o que queria. Estava muito focada na carreira de modelo internacional”, conta Sherman.
Mas a insistência do diretor, que contou com o apoio de Pelé, então namorado de Xuxa, valeu a pena. Em julho de 1983, a loura fez sua estreia na TV. Por algum tempo, ela se dividiu entre os estúdios de gravação da Manchete e as viagens como modelo a Nova York. Três anos depois, seu jeito de moleca fez com que a Globo a chamasse para apresentar o primeiro programa diário com seu nome: o ‘Xou da Xuxa’, que foi exibido de 1986 a 1992. Nesse período, a loura reinou absoluta nas manhãs da emissora: chegava numa nave espacial, chamava as crianças de ‘baixinhos’ e ia embora sempre repetindo o bordão “beijinho, beijinho, tchau, tchau!”. Com o sucesso vieram o título de Rainha dos Baixinhos, uma carreira internacional e muitos outros programas, como ‘Xuxa’ (1993), ‘Xuxa Park’ (1994-2001), ‘Xuxa Hits’ (1995-1996), ‘Planeta Xuxa’ (1997-2002), ‘Xuxa no Mundo da Imaginação’ (2002-2004) e o ‘TV Xuxa’, que entrou no ar em 2005, mas ganhou em 2008 o formato atual.
Uma história de sucesso que projetou também as paquitas
Elas surgiram para ajudar Xuxa a controlar a multidão de crianças que participavam das gravações do ‘Xou da Xuxa’. Ao longo dos anos, a apresentadora formou várias gerações de paquitas, que depois seguiram em frente na carreira com as próprias pernas. Algumas se tornaram atrizes, como Bianca Rinaldi, Bárbara Borges, Letícia Spiller, Juliana Baroni e Monique Alfradique.
“Saí de casa com 11 anos para ser paquita e aprendi muito com a Xuxa em cinco anos de convivência. Principalmente a disciplina e a dedicação ao trabalho. Ela é divertida, com coração de criança grande, e extremamente verdadeira. Eu vou ser eternamente grata a ela por ter me mostrado que acreditar nos sonhos vale a pena”, diz Juliana Baroni, que vive a Teresa, de ‘Balacobaco’, na Record.

Xuxa completa 50 anos

    • foto01
    • foto02
    • foto03
    • foto04
    • foto05
    • foto06
    • foto07
    • foto08
    • foto09
    • foto10
Xuxa comemora 50 anos no palco, recebe amigos famosos e declaração do namorado
Bárbara Borges tinha 15 anos quando estreou na TV como paquita, em 1995. “Algumas pessoas acham que a gente se tornou paquita para poder seguir depois na carreira artística, o que é completamente errado! Eu, como muitas meninas que cresceram assistindo ao ‘Xou da Xuxa’, só queria estar perto da Xuxa! Vivi quatro anos trabalhando, me divertindo, aprendendo, crescendo”, conta Bárbara, que faz a trambiqueira Diva também em ‘Balacobaco’.
Andréia Faria, a Sorvetão, foi da primeira geração de paquitas. Ela conheceu Xuxa ainda na época da Manchete, quando foi participar do ‘Clube da Criança’, em 1983. Três anos depois, foi escolhida pela própria apresentadora para ser uma de suas assistentes de palco.
“Conheci e vivi tudo da era fenomenal do ‘Xou da Xuxa’. E ali fui lançada literalmente no mundo artístico. Nossa sintonia era tremenda e, se deixarem, ainda é até hoje. Não convivo mais como antes com a Xuxa, mas quando nos encontramos é como se não tivéssemos deixado de estar juntas. Muitas coisas mudaram, amadurecemos. Mas tenho certeza de que nossas crianças estão sempre em alerta, é só dar um start”, diz Andréia.
Além das paquitas, Xuxa deu um empurrãozinho na carreira de outros afilhados, como a atriz Fernanda de Freitas, que foi garota do zodíaco no ‘Planeta Xuxa’, representando o signo de Peixes. Já o dançarino Vagner Meneses Pereira, mais conhecido como Fly, líder do grupo You Can Dance, virou coreógrafo e um dos diretores do programa da loura depois de começar a trabalhar com ela em 1991.
“Sou muito grato por tudo que ela fez por mim e vou continuar ao lado dela até o dia que ela quiser. A Xuxa acreditou demais na minha carreira”, lembra ele. Já a parceria entre Xuxa e a diretora Marlene Mattos, que supervisionou os programas da loura na Globo por quase 20 anos, terminou em 2002.