Rio -  Nos dias que antecederam a ação do Complexo do Caju, as polícias Civil e Militar realizaram a Operação Cerco em 20 comunidades detectadas como possíveis rotas de fuga ou receptadoras de armas e drogas das comunidades que foram ocupadas neste domingo. As ações policiais para uma Unidade de Polícia Pacificadora se iniciam dias antes da ocupação.

Desde o dia 14 de fevereiro, 284 pessoas foram presas e 36 menores foram apreendidos. Nessas comunidades, os policiais apreenderam 14 fuzis, 46 pistolas, 37 revólveres, 9 espingardas, 4 carabinas, 2 submetralhadoras e 24 granadas. Nessas comunidades foram apreendidos 86 quilos de cocaína e 263 quilos de maconha. Ainda durante a Operação Cerco 673 motos foram apreendidas, nove motos foram recuperadas; 55 veículos foram recuperados e 11 veículos foram apreendidos.
Policiais ocuparam todas as comunidades em apenas 25 minutos | Foto: João Laet / Agência O Dia
Policiais ocuparam todas as comunidades em apenas 25 minutos | Foto: João Laet / Agência O Dia
Polícia pede ajuda de moradores
A Secretaria de Segurança solicita a colaboração dos moradores dessas comunidades na denúncia de criminosos, esconderijos e locais onde possam estar guardadas armas, drogas, objetos roubados e outros produtos ilegais. Os moradores podem ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177) ou para o 190 da PM.
Além disso, todos os moradores devem andar com documentos de identificação e os motoristas e motociclistas serão solicitados a mostrar documentos de propriedade de seus veículos, bem como a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete.
Eventuais problemas de conduta dos policiais podem ser informados pelo telefone da Ouvidoria da Polícia (3399-1199 ou ouvidoriadapolicia@proderj.rj.gov.br) e da Corregedoria da PM (2332-2341, Delegacia de Policia Judiciária Militar do Méier). 
O Batalhão de Choque e o Bope solicitam que sejam feitas denúncias de locais com drogas, armas ou criminosos pelos telefones de pronta-resposta 2332-8486 (BPChoque) e 2334-3983 (Bope).