Vaticano - Os cardeais ouviram um pedido final por unidade nesta terça-feira antes de se trancafiar na Capela Sistina para o conclave que elegerá o próximo papa. Os príncipes da Igreja celebraram a missa "Pro Eligendo Romano Pontífice" nesta manhã em meio às divisões e incertezas de quem será o líder de 1,2 bilhão de católicos nesses tempos de crise.
Um canto gregoriano ecoou enquanto os 115 cardeais eleitores entravam na Basílica de São Pedro usando suas vestimentas vermelhas, muitos mantendo o olhar severo diante da responsabilidade que pesa sobre eles.
Cardeal decano pede cooperação dos outros cardeais em missa antes do início do conclave | Foto: EFE
Cardeal decano pede cooperação dos outros cardeais em missa antes do início do conclave | Foto: EFE
Algumas centenas de fiéis enfrentaram chuvas e trovoadas para assistir à missa pelos telões na Praça São Pedro, no Vaticano. Em sua homília, o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio dos Cardeais, pediu unidade dentro da Igreja, um apelo aos cardeais eleitores para que coloquem suas diferenças de lado pelo bem da Igreja e do próximo papa.
"Cada um de nós é, portanto, chamado a cooperar com o Sucessor de Pedro, o fundamento visível de tal unidade eclesiástica", disse Sodano.
Perspectiva: Futuro papa terá de 'purificar' Igreja Católica antes de adotar agenda positiva
Ele foi interrompido por aplausos vindo dos bancos, não dos cardeais, quando se referiu ao "amado e venerado" Bento 16 e seu "brilhante" pontificado.
A renúncia de Bento XVI - a primeira de um papa em cerca de 600 anos - tumultuou a Igreja e expôs as profundas divisões entre os cardeais que se dividem entre aqueles que querem um papa que purifique a burocracia disfuncional do Vaticano e aqueles que preferem um pastor que possa inspirar os católicos em um tempo de perda de fiéis.
"Vamos rezar para os cardeais que devem eleger o pontífice romano", dizia uma das orações durante a missa. "Que Deus os preencha com seu Espírito Santo com compreensão e bons conselhos, sabedoria e discernimento."
Durante a tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina cantando a Ladainha dos Santos, um canto hipnótico implorando a intermediação dos santos para ajudá-los aescolher um papa. Eles ouvirão uma meditação feita pelo cardeal mais velho, farão o juramento de segredo e podem, em seguida, votar.
Se eles votarem, os primeiros sinais de fumaça devem sair da chaminé da capela às 20h do horário local (16h em Brasília) - se a fumaça for preta, é sinal de que não há um novo papa; se branca, significa que o novo pontífice foi escolhido.
Três tamanhos de vestes estão separados
Enquanto poucos esperam que o papa seja eleito na primeira rodada de votação, o Vaticano já está preparado: Na sala das lágrimas, adjacente à Capela Sistina, onde o papa vai imediatamente após sua eleição, três tamanhos de vestes estão preparados. Embaixo delas, sete caixas de sapato estão empilhadas - considerando os vários tamanhos possíveis de pés que podem ser eleitos. A sala tem esse nome pelo peso da responsabilidade e confiança exigida do novo pontífice.
O alfaiate papal Gammareli entregou as roupas nesta segunda-feira para garantir que o recém-eleito papa possa se trocar imediatamente assim que aceitar sua eleição. Com as palavras "Habemus Papam" - ou "temos um papa" - o pontífice aparece na varanda da Basílica de São Pedro para acenar à multidão pela primeira vez.
O conclave acontece em meio a incertezas e convulsões: não há um favorito claro, não há indicação de quanto tempo a votação deverá durar e nenhuma chance de que um único homem consiga reunir todas as características necessárias a um papa nesse momento.
Especulação
O burburinho girava em torno do cardeal Angelo Scola, italiano tido como favorito entre aqueles que pretendem modificar a poderosa burocracia do Vaticano, e o cardeal brasileiro Odilo Scherer, favorito pelos burocratas internos do Vaticano que querem preservar seu status quo. Outros nomes também surgiram, como o canadense Marc Ouellet, que chefia a Congregação para os Bispos, e o cardeal americano Timothy Dolan.
Alguns cardeais também escreveram suas últimas mensagens na página do Twitter antes de entrar no conclave, que proíbe qualquer comunicação com o mundo externo. "Pai Celestial, guie nossos corações e nos dê sabedoria e força amanhã", escreveu o cardeal de Gana Peter Turkson, um dos favoritos, na noite de segunda-feira.
As informações são do IG