Rio -  O verão já passou e as temperaturas mais amenas são um incentivo para quem deseja cuidar do corpo. É o momento oportuno para quem quer perder os quilinhos extras sem derreter de tanto suar na academia. Nesse clima, a Dieta do Chimarrão, aprovada pela modelo Fernanda Schonardie, é a pedida perfeita.

Fernanda Schonardie é gaúcha e carrega o chimarrão para todos os lugares: folha que dá origem ao chá ajuda a eliminar as toxinas | Foto: Divulgação
Fernanda Schonardie é gaúcha e carrega o chimarrão para todos os lugares: folha que dá origem ao chá ajuda a eliminar as toxinas | Foto: Divulgação
“Perdi 3 kg em apenas um mês. Tomo meu chimarrão todo dia em jejum, assim que eu acordo, e também 20 minutos antes das refeições. São três vezes ao dia. Mas não basta só tomar o chá, tem que ter uma alimentação saudável para complementar”, explica a gaúcha.
Estudos científicos realizados recentemente mostram que a folha que dá origem ao chá tem ações diuréticas e adstringentes, ajudando a eliminar as toxinas. “Bebo desde pequena, mas só há um mês eu introduzi na minha dieta, que também tem bastante frutas, salada verde, legumes, verduras e carnes grelhadas. O chimarrão ajuda a enxugar as gordurinhas, acelera o metabolismo e tem ação desintoxicante”, acrescenta.
Linda e magra, a apresentadora Fernanda Lima também é fã da erva-mate. Durante a gravidez dos gêmeos João e Francisco, Fernanda usava e abusava do chimarrão e comia muitas frutas para manter a boa forma. Frituras, doces e gorduras não podem entrar no cardápio de quem pretende apostar nessa dieta. “Refrigerante, nem pensar. Só tomo sucos naturais, nada de sucos industrializados”, reforça Schonardie.
Mas mesmo nos dias de muito calor, a modelo garante que não há desculpas para fugir do regime. “O chimarrão é como qualquer outra bebida quente, não dá a sensação de calor quando se toma. É tudo uma questão de costume. Carrego o meu chá para todos os lugares, até dirigindo eu tomo. Bebo inclusive nos finais de semana. Seguindo a dieta direitinho, dá até para comer uma pizza de vez em quando”.
Cardápio:
MANHÃ
Um chimarrão em jejum
ao acordar.
TARDE
Um chimarrão 20 minutos antes do almoço. Refeição com salada de alface e agrião, legumes, frango grelhado. Bebida: suco de melão.
NOITE
Um chimarrão 20 minutos antes do jantar. Refeição com saladas variadas, bastante verduras e carne grelhada ou peixe. Bebida: suco natural ou água.
Dica: Para matar a fome durante os intervalos das refeições, Fernanda come sempre frutas como pêra, maçã, melancia e melão.