Vaticano - O decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, enviou um telegrama de pêsame às autoridades venezuelanas pela morte do presidente Hugo Chávez, informounesta quinta-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. O telegrama foi enviado em nome de todo o Colégio Cardinalício, já que, após a renúncia de Bento XVI, a Igreja se encontra em período Sé Vacante, ao vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
O texto do telegrama também foi lido pelo decano durante a quinta congregação de cardeais preparatória do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI. O discurso de Sodano na congregação foi ouvido atentamente pelo arcebispo de Caracas, o cardeal Jorge Urosa Savino, que realizará amanhã, sexta-feira, na Igreja de Santa Maria ai Monti, de Roma, uma missa em homenagem a Chávez.
Urosa convocou todos os venezuelanos presentes em Roma à missa, que será realizada às 19h locais. Em uma nota emitida nesta quarta-feira, o purpurado venezuelano expressou seus "pêsames" à família do presidente e pediu às autoridades "aplicar os mecanismos previstos pela Constituição". 
Funeral de Chávez ocorrerá nesta sexta-feira | Foto: EFE
Funeral de Chávez ocorrerá nesta sexta-feira | Foto: EFE

As informações são da EFE