Rio -  Os leitores do DIA ganham nesta quinta-feira um presente: a coluna Grande Rio, que será publicada de segunda a sábado, dedicada aos municípios da Região Metropolitana do Rio. A coluna vem reforçar a presença do DIA junto aos leitores do Grande Rio, já consolidada há décadas, inclusive por meio de suplementos como o Caderno Baixada.
“Nosso foco será antecipar agendas positivas desses municípios que, em geral, não entram na pauta da grande mídia”, antecipa o jornalista Nelson Moreira, editor do Caderno Baixada e titular da nova coluna. Formado em Jornalismo pela UFRJ, com quase 30 anos de experiência, Nelson também dedicará atenção especial à cobertura da vida política e cultural dos municípios, dando voz à população local. “Tem coisa de muitaqualidade na área de cultura e gastronomia, por exemplo, e a coluna terá espaço para mostrar isso”, avisa.
Nelson: Não gosto de desrespeito, de desorganização, de preconceito’ | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Nelson: Não gosto de desrespeito, de desorganização, de preconceito’ | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Sem Preconceito
Nascido em Marechal Hermes, Nelson tem raízes na Baixada – sua mãe é de Duque de Caxias. Gosta de encontrar os amigos na rua, na praça, na mesa de um bar, onde desfia sua verve irônica, conta seus casos e finca pé em seus pontos de vista, que defende com unhas e dentes. Essa postura de vida, que mistura bom humor e convicção, ele pretende levar para a coluna.
“Não gosto de desrespeito, de desorganização, de preconceito. Tenho aversão a qualquer tipo de autoritarismo”, avisa Nelson, conhecido pela perseverança com que defende suas posições.
De uma delas, contudo, ele se despiu para assumir a coluna: um certo desapego à estética pessoal. Aos cuidados de Marcia Disitzer, editora de Moda do DIA, Nelson aceitou trocar as madeixas rebeldes por um corte mais comportado, aparou a barba e vestiu camisa de grife para as fotos da nova coluna. Mais uma prova de que Nelson não cultiva nenhum preconceito.