Rio -  A esgrimista Élora Pattaro conseguiu, depois de uma vaquinha em rede social , verba para um período de treinos em Nova York, nos Estados Unidos. A atlete do sabre embarca em maio para os Estados Unidos depois de até, a manhã desta quarta-feira, arrecadar mais de R$ 4.900. O objetivo é se preparar para o Pan-Americano da modalidade que vai acontecer na Colômbia.

"Chegamos lá!!!! Vou pra NY!!! Não tenho palavras pra agradecer todo o apoio, solidariedade, mensagens de entusiasmo e companheirismo que recebi nessas semanas. Vocês são incríveis. Obrigada por acreditar em mim!!! Muita coisa boa por vir!!!", postou a esgrimista em sua página no Facebook.
Élora Pattaro fez vaquinha em rede social para conseguir verba para treinar fora do Brasil | Foto: Divulgação
Élora Pattaro fez vaquinha em rede social para conseguir verba para treinar fora do Brasil | Foto: Divulgação
Élora conversou com o iG na semana passada sobre a vaquinha. A ideia veio de Melissa Harkin, que já morou nos Estados Unidos e por lá estava acostumada com a prática, conhecida como crowdfouding.  Melissa é chefe e amiga de Élora e resolveu ajudar a atleta a conseguir verba para treinar fora do país em busca de aprimoramento para competições.

O objetivo era arrecadar R$ 5.000 até o dia 20 de abril. Mesmo depois de ter anunciado que iria para os Estados Unidos treinar, Élora disse que ainda manterá a vaquinha ativa .

"Vou deixar a vaquinha aberta, qualquer ajuda extra irá para aulas pagas e para tentar participar da Copa que vai acontecer em Chicago na época em que estarei treinando em Nova York".

A esgrimista faz parte do Programa Petrobras Esporte & Cidadania e recebe daempresa bolsa-auxílio e outros benefícios, além de verba para algumas competições. Entretanto, o programa não abrange treinos fora do Brasil.

Élora Pattaro tem no currículo a participação nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e uma medalha em Mundial para o Brasil de 2003. Apesar de ser considerada um prodígio, ela se afastou da esgrima em 2005 e voltou quase seis anos depois. Agora, sonha com a vaga nos Jogos Olímpicos de 2016. As informações são da repórter Aretha Martins, do iG