Rio -  Os problemas no trânsito de Nova Iguaçu estão custando caro para a economia do município. Os constantes congestionamentos levaram o comércio — o segundo maior do estado — a registrar, pela primeira vez depois de décadas, queda nas vendas.
De acordo com o empresário Renato Jardim, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini), no último Natal houve retração de 5% nas vendas, em comparação com o Natal de 2011. Ele atribui o mau resultado à dificuldade de locomoção de quem mora em bairros e municípios vizinhos e perde tempo para chegar ao Centro de Nova Iguaçu.
A Via Light, a Avenida Marechal Floriano Peixoto e o Viaduto da Posse, principais artérias da cidade, são os pontos críticos. Renato Jardim não soube precisar o valor do prejuízo, mas explica que houve diminuição de mais de 50 mil pessoas na circulação diária durante o período natalino nas ruas do Centro. Nesta época, segundo ele, passam diariamente pelo calçadão de Nova Iguaçu mais de 300 mil pessoas.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Trânsito congestionado, problema constante no Centro de Nova Iguaçu | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
“As pessoas estão preferindo fazer compras nos bairros onde moram. Se nenhuma medida for tomada urgentemente, teremos prejuízo novamente em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados”, diz.
Ele revela que a dificuldade para chegar a Nova Iguaçu não é só de quem usa carro. “Muitos funcionários que trabalham no Centro de Nova Iguaçu e usam ônibus estão saindo de casa cada vez mais cedo. Isso se reflete em queda de produtividade”, afirma.
O coronel Almir da Costa, subsecretário de Trânsito de Nova Iguaçu, que assumiu o posto há duas semanas, prometeu aumentar a repressão ao transporte irregular, segundo ele, uma das causas principais da morosidade no trânsito.