São Paulo -  Conhecido pela versatilidade, o concreto aparente deixou de ser visto como coadjuvante e conquistou seu espaço dentro e fora dos lares. “Vale deixá-lo à vista, sem maquiagem, o que garante elegância ao projeto”, afirma o arquiteto Marco Donini.
Paredes inteiras, colunas, forros, lajes e pisos ficam ainda mais charmosos com a sobriedade do cinza. “Também é possível usá-lo para compor alguns móveis, pois nos permite desenvolver e dar vida a diversas formas”, diz o arquiteto Lourenço Gimenes.
Na casa situada em Trancoso, no Sul da Bahia, o arquiteto Sidney Quintela, revestiu a estante entre as salas de jantar e estar com concreto aparente | Foto: Divulgação
Na casa situada em Trancoso, no Sul da Bahia, o arquiteto Sidney Quintela, revestiu a estante entre as salas de jantar e estar com concreto aparente | Foto: Divulgação
Na lista de possíveis criações, destaque para bancadas de cozinha, painéis, estantes e até mesmo cabeceiras de camas. “O material é capaz de levar rusticidade aos espaços e, ao mesmo tempo, deixá-los descontraídos”, conta o arquiteto Sidney Quintela.
Quando o assunto é a parede, vale apostar no concreto em todos os ambientes da casa, até mesmo em fachadas. “Não há restrições, desde que a aplicação seja bem feita”, ressalta Luciano Andrades, do escritório Studio Paralelo.
Trabalho deve ser perfeito para evitar vazamentos
O trabalho deve ser realizado por profissionais capacitados para evitar problemas futuros e garantir durabilidade. “O produto tem de ser executado com fôrmas adequadas e equipamentos específicos para eliminar bolhas e imperfeições”, diz Gimenes.
Na parede do banheiro principal também aparece o revestimento de concreto aparente | Foto: Divulgação
Na parede do banheiro principal também aparece o revestimento de concreto aparente | Foto: Divulgação
Durante a aplicação, é possível definir a textura. “O aspecto pode ser mais rudimentar ou liso, depende do projeto e da escolha dos moradores”, diz.
Para quem decidiu apostar no material depois que as paredes da casa estiverem prontas, é possível aplicá-lo com painéis de fechamento ou peças pré-moldadas.
Outra vantagem indiscutível, segundo Gimenes, é a economia. “O material dispensa o desenvolvimento de outras etapas da obra, como emboço e reboco. Além disso, não é preciso gastar com outros revestimentos.”
A pilastra de concreto aparente, ainda conserva marcas da construção, dando charme extra ao ambiente | Foto: Divulgação
A pilastra de concreto aparente, ainda conserva marcas da construção, dando charme extra ao ambiente | Foto: Divulgação
A manutenção é simples e, se realizada da maneira correta, sua parede pode ficar novinha durante muitos anos. “Não use sabão ou detergente. Limpe sempre com água sob pressão e aplique verniz ou silicone depois da execução (principalmente em áreas externas), já que o material é poroso e tende a envelhecer”, recomenda.
Um pouco de história
A mistura de cimento, areia e água se transformou em marca registrada do movimento modernista no início do século 20. No entanto, a fórmula ficou um tempo esquecida, voltando a ser usada apenas no fim da década de 1960.
“Esse foi o seu auge. Porém, o uso do material foi escancarado nos anos 70, moderado nos 80, ignorado nos 90 e resgatado nos anos 2000. Vamos ver onde vai dar”, diz Donini.
Atualmente, a plasticidade e o aspecto do concreto voltou a conquistar profissionais da área e aqueles que desejam dar ares contemporâneos à casa. “O material faz parte da nossa arquitetura, desde as formas livres de Oscar Niemeyer ao cotidiano das grandes metrópoles”, afirma Gimenes.
Alternativas pós-construção
Se você gostou da ideia de trazer a crueza do cinza para casa, vale anotar outras dicas. Uma delas é o cimento queimado, material fácil de instalar e manter. “O acabamento pode ser aplicado em qualquer lugar, de piso a bancadas, passando por paredes e estrutura”, diz Quintela.
Além disso, é econômico, permite o desenvolvimento em diversos formatos e dispensa manutenção constante. “Basta aplicar uma cera quando estiver perdendo o brilho”, diz o arquiteto.
Há também outra opção de material para decorar as paredes: o uso de tintas que imitam cimento e concreto. A Suvinil, por exemplo, acaba de apresentar uma linha de produtos que garantem esse efeito. Para isso, é preciso usar o Texturatto Especial, que possui aparência clean e permite levar contemporaneidade aos ambientes.

As informações são de Juliana Guimarães, do IG