Cuba -  O presidente de Cuba, Raúl Castro, e outras autoridades do governo e do Partido Comunista iniciaram nesta quinta-feira nas cidades  de Santiago e Havana a jornada de homenagem póstuma que a ilha fará em homenagem ao presidente venezuelano Hugo Chávez. Em Santiago de Cuba, o general Castro depositou um rosa branca diante de um retrato de Chávez, em cerimônia realizada na Praça da Revolução "Antonio Maceo", segundo informou a televisão estatal.
Foto: EFE
Foto: EFE
Em Havana, o cenário escolhido para a homenagem, que se prolongará durante o dia em todo o país, é o Memorial José Martí, situado na emblemática Praça da Revolução, onde desde o começo da manhã centenas de cubanos formavam uma longa e ordenada fila para render um tributo ao principal aliado do país no século XXI. 
Os primeiros a prestarem homenagem diante do retrato de Chávez no local foram o primeiro vice-presidente do país, Miguel Díaz-Canel; o presidente da Assembleia cubana, Esteban Lazo; o segundo secretário do Partido Comunista, José Ramón Machado Ventura; e o embaixador da Venezuela em Cuba, Edgardo Ramírez. 
A imagem de Chávez instalada no memorial José Martí está cercada por uma guarda de honra composta por dois oficiais e diante dela foram depositadas oferendas florais enviadas pelo líder da Revolução cubana Fidel Castro e seu irmão Raúl. A jornada de homenagem a Chávez se prolongará até às 20h local (17h de Brasília) e vai acontecer em todas as capitais provinciais da ilha. 
O tributo está sendo realizado no segundo dia de luto nacional decretado pelo governo de Cuba pelo falecimento do presidente venezuelano. Nesta sexta, quando será realizado o funeral de Chávez em Caracas, serão disparados 21 tiros de salva de artilharia da Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, em Havana, em tributo ao líder bolivariano.
As informações são da EFE