quarta-feira, 13 de março de 2013

Cursos gratuitos Pronatec RS 2013


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) está com vagas disponíveis paracursos gratuitos no Rio Grande do Sul. As oportunidades visam expandir o ensinoprofissionalizante e capacitar à mão-de-obra no estado.
O Pronatec está oferecendo vagas nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi. (Foto:Divulgação)
Três municípios gaúchos estão oferecendo vagas para cursos através do Pronatec, são eles: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi.

Inscrições Pronatec RS 2013

As pessoas que moram em Caxias do Sul e estão interessadas em fazer um curso profissionalizante devem comparecer à Fundação de Assistência Social (Rua Bento Gonçalves, 1253), das 8h às 19h. Os cursos gratuitos RS relativos ao segundo trimestre são voltados para as pessoas que possuem cadastro único.
Na hora de se inscrever, os interessados deverão optar por apenas um curso. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, Cartão Bolsa Família, comprovante de residência, comprovante de escolaridade Número de Identificação do Trabalhador (NIS).
  
Após efetuar a 1ª etapa da inscrição, o aluno deve ir até a escola indicada para efetuar a matrícula. Se houverem vagas remanescentes, elas serão ofertadas ao público nos dias 18 e 19 de março.
Para conferir mais informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e oscursos oferecidos, acesse o Portal Pronatec.

Sobre o Pronatec

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino profissional. O programa foi criado em 2011, graças à parceria firmada com instituições municipais, estaduais e federais. As entidades do sistema S, como Senac e Senai, também oferecem vagas em prol do Pronatec.
Para realizar as suas ações, o Pronatec depende de um conjunto de outras iniciativas, como o Programa Brasil Profissionalizado, o Fies Técnico, o Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem, a Expansão da Rede Federal e a Rede e-Tec Brasil.
O Pronatec procura ampliar o acesso a educação profissional. (Foto:Divulgação)
Pronatec oferece bolsa-formação principalmente aos trabalhadores desempregados cadastrados no SINE. O programa também procura destinar suas vagas aos estudantes do ensino médio regular ou EJA, matriculados em escolas da rede pública.
Graças a sua expansão, o Pronatec oferece cursos nas modalidades de Ensino Técnico e Formação Inicial e Continuada (FIC). São muitas opções de qualificação, que visam dar conta da demanda dos principais setores do mercado.
Em seu primeiro ano de atividade, o Pronatec atendeu 2,5 milhões de brasileiros. Em 2013, o programa pretende oferecer educação profissional de qualidade para 2,3 milhões de estudantes e trabalhadores de todo o Brasil. Até 2014, estima-se que 8 milhões de candidatos serão atendidos pelo Pronatec.

Nenhum comentário: