Rio -  Não tem tanto tempo que as mulheres alcançaram independência e conquistaram espaço na sociedade, assumindo cargos cada vez mais importantes, tanto nas grandes empresas quanto na vida pública, como, por exemplo, a Presidência da República. Desde o movimento feminista, uma espécie de grito de independência, a mulher arregaçou as mangas e partiu para a luta, conseguindo quebrar barreiras e paradigmas.
Apesar de grandes conquistas nas últimas décadas, temos muito o que avançar. As mulheres ainda encontram grande desigualdade no mercado de trabalho. De acordo com o IBGE, o sexo feminino representa 51% do total da população. No entanto, as mulheres ganham 30% a menos que os homens. Competência não se mede pelo fato de a pessoa ser homem ou mulher. O que deve balizar é a qualificação profissional.
Nós, mulheres, somos mães, profissionais; temos de dar conta da casa, do marido e dos filhos e não podemos nos esquecer de cuidar da gente. Sabemos que a mulher moderna enfrenta maratona diária. Por isso, o nosso governo, em Nova Iguaçu, tem um carinho especial pelas mulheres da nossa cidade, desenvolvendo políticas públicas de valorização delas e da família. Políticas como a implementação do Programa Saúde da Mulher, a Coordenadoria da Mulher que presta assistência às mulheres vítimas de violência, aulas de ginástica na Vila Olímpica e a disponibilização de creche onde elas deixam seus filhos enquanto trabalham.
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é preciso enaltecer a importância da mulher na construção de uma sociedade melhor. Cada brasileira, fluminense, a seu jeito e modo, vem contribuindo para mudar a sua realidade, para pôr fim definitivo a qualquer resquício de preconceito que ainda possa existir. Parabéns a todas nós, mulheres!
Médica e vice-prefeita de Nova Iguaçu