Rio -  Em resposta ao dossiê da ONG Portal Kids, publicado pelo DIA na terça-feira e que aponta falhas na investigação de 17 inquéritos sobre desaparecimento de crianças em regiões pobres da cidade, a chefe da Polícia Civil, delegada Marta Rocha, determinou nesta quarta-feira que a Seção de Descoberta de Paradeiros da Divisão de Homicídios (DH) trabalhe em apoio a todas as delegacias.
O setor vai concentrar informações das investigações em andamento. Martha determinou que as delegacias remetam os inquéritos dos desaparecimentos às delegacias de homicídios em 15 dias, caso não haja avanço nas investigações.
Para a presidenta do Portal Kids, que formalizou ontem um pedido para que as Organizações dos Estados Americanos (OEA) intervenha no caso, o dossiê contém elementos não divulgados à imprensa que deixará a própria Polícia Civil com medo de seguir à frente. “A Martha Rocha irá descobrir coisas graves, que envolvem gente graúda deste país”, disse Wal Ferrão.
A deputada federal Liliam Sá colocou em tramitação na Câmara projeto de lei que faz alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente para dispor sobre providências relativas ao desaparecimento das crianças, além da criação do Sistema de Alerta Emergencial. De acordo com as novas resoluções, as investigações deverão começar imediatamente após notificação do fato.
As informações deverão ser comunicadas aos terminais rodoviários, aquaviários, portuários e aeroportuários, além de pontos estratégicos dos municípios, estados e Distrito Federal.