quarta-feira, 6 de março de 2013

Dicas para dar banho em cachorros


Atualmente, é grande o número de pessoas que entregam seus pets aos cuidados de terceiros, especialmente em relação ao banho e à tosa. A escassez de tempo é um dos motivos mais comuns, mas também pode ser por falta de espaço ou prática para a tarefa. De fato, lavar os cães pode ser uma tarefa um tanto complicada, quando não se sabe ao certo como isso deve ser feito. Eles podem oferecer resistência, tornando o banho um verdadeiro suplício. Mesmo assim, muitas pessoas preferem fazê-lo, em casa, principalmente quando têm um quintal à disposição. Veja algumas dicas para dar banho em cachorros.

Preparando o banho

É indicado banhar o pet com água em temperatura que não o incomode ou prejudique a suasaúde. Ela nunca deve ser gelada, nem quente demais. A temperatura da água para dar banho em cachorros deve ser agradável. Por isso, ela deve estar morna ou em temperatura ambiente. Uma boa dica é usar o chuveiro, higienizando o banheiro, após a tarefa. Caso tenha um espaço maior, pode-se encher uma grande bacia com água, deixando-a ao sol, durante uns 30 minutos, lavando o cão, dentro dela.
Se houver uma bacia para o cãozinho, será ainda mais fácil (Foto: Divulgação)
É muito importante proteger os ouvidos do cão. Uma bolinha média de algodão, em cada ouvido, é o indicado, reservando outras duas para troca, caso estas se molhem. O ouvido do cachorro não pode ser molhado, em hipótese alguma.
Também existem pomadas especiais para proteger os olhos do cachorro durante o banho. Elas evitam o contato com água e sabão.

Como dar banho em cachorros

Deve-se começar o banho do cachorro, jogando água em suas patas e subindo pelo corpo, lentamente. Passa-se peça barriga e, depois, pelas costas do animal. Deixe a cabeça para o final. Isso fará com que o animal se acostume com a temperatura da água, evitando a mudança brusca e, consequentemente, a resistência do cão. Depois que os pelos estiverem bem molhados, é hora de aplicar o produto adequado para a lavagem. O tipo de shampoo ou sabão dependerá do dono. Uma dica é espumá-lo e esfregá-lo bastante, com um sabão neutro, em barra. No final, pode-se aplicar um shampoo para cachorro, apenas para perfumá-lo.
Se houver alguém para ajudar, será mais fácil manter o cão quieto (Foto: Divulgação)
  
Outra dica é aproveitar que os pelos estão molhados e fazer uma inspeção na pele do cão, verificando se há carrapatos, ferimentos ou caroços. Ao lavar a cabeça do cachorro, verifique se o algodão não está molhado, deixando a água passar. Se possível, peça ajuda para que alguém tape as orelhas, enquanto a cabeça é lavada.
Finalizando o banho, no momento de secar o cachorro, vale a pena usar uma toalha felpuda, retirando o excesso de água e, em seguida, pode-se levar o pet para um banho de sol ou para uma secagem com secador de cabelo, que deve ficar distante do corpo do animal.
Veja como cuidar dos dentinhos do pet: Dentes de cachorro: como cuidar
Saiba como evitar a queda dos pelos: Queda de pelo de cachorro: como evitar

Nenhum comentário: