Itália -  A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que pretende conversar com o papa Francisco sobre o combate à pobreza e à fome no mundo. O encontro de Dilma com o papa está previsto para esta terça-feira, após a missa que marca o começo do pontificado de Francisco.
Dilma felicita o novo papa Francisco | Foto: Divulgação
Dilma felicita o novo papa Francisco | Foto: Divulgação
Para ela, o papa tem papel relevante nos esforços para melhorar a qualidade devida no mundo. “Acho que [Francisco] é um papa preocupado com a questão dos pobres no mundo. O papa tem um papel especial, e eu acho que ele cumpre, vamos dizer assim, os princípios básicos que inspiraram o cristianismo e que inspiraram Cristo.”
Dilma encontrou-se hoje em Roma com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano. “[A FAO] é uma organização multilateral em que o Brasil tem todo interesse, e mais, uma identificação”, disse ela. que considera essencial discutir o combate à fome no mundo. “Eu acredito que tratar a questão da fome no mundo é algo fundamental, porque enseja, de fato, uma perspectiva de cooperação internacional baseada em princípios de paz, de humanitarismo.”
Dilma destacou que os esforços do Brasil no combate à fome e na melhora da qualidade de vida são eficientes. “O Brasil tem uma tecnologia social, assim como tem tecnologias que desenvolvem produtos, além de grande capacidade para elevar o nível de vida das pessoas.”
Ela ressaltou que o sistema brasileiro é baseado na garantia de renda mínima para as famílias, que não têm como sobreviver à “tragédia que é a fome”. O método brasileiro “elimina o uso político” na relação entre os que dependem de ajuda e os que se oferecem para prestar assistência, destacou.
Dilma explicou que, no caso do Brasil, é o Estado que garante o apoio ao cidadão. “[A renda fica sob responsabilidade das] mulheres, porque a mulher tem um papel essencial na família. A mulher é uma provedora para os filhos”, disse a presidenta.


As informações são da Agência Brasil