Rio -  A Secretaria Estadual de Segurança divulgou um balanço parcial, no início da tarde deste domingo, das apreensões feitas no Complexo do Caju e Barreira do Vasco pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal. As comunidades foram ocupadadas no fim da madrugada. Até o momento, 12 foram presas.
No Caju, a PM apreendeu 2 réplicas de fuzil; 1 réplica de espingarda; 1 espada artesanal; 1 faca; 1 coronha de fuzil; 2 munições para calibre Ponto 50; 31 munições para calibre 45 milímetros e 3 carregadores de pistola.
Com a ajuda de cães, policiais encontram material escondido em mata | Foto: João Laet / Agência O Dia
Com a ajuda de cães, policiais encontram material escondido em mata | Foto: João Laet / Agência O Dia
Além disso, policiais encontraram 119 frascos de loló; 300 gramas de maconha; 39 pedras de crack; 07 rádios transmissores; 02 capas de colete; cinco coldres; uma cartucheira calibre 38 e anotações da contabilidade do tráfico de drogas local.
Prisões na Barreira do Vasco
Já a Polícia Civil, durante as buscas na Barreira do Vasco, efetou quatro prisões. Dois homens foram presos em flagrante. Os policiais conseguiram recapturar um homem foragido do sistema prisional, além de um mandado de prisão cumprido. Foram apreendidas cocaína e maconha ainda não contabilizadas, 01 pistola, 02 rádios transmissores e carregadores.
Blindados foram usados na megaoperação | Foto: João Laet / Agência O Dia
Blindados foram usados na megaoperação | Foto: João Laet / Agência O Dia
A Polícia Federal apreendeu 93 quilos de pasta base de cocaína; 1000 (mil) projéteis para fuzil calibre 7.62; 2.400 projéteis para calibre 9 milímetros e 28 carregadores para fuzil. Nessa ação, dois homens foram presos. A dupla foi abordada na Avenida Brasil, na altura de Parada de Lucas, ainda durante a madrugada. Eles tentavam deixar o Complexo do Caju e seguiam em direção à Baixada.
PFR também presente
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 14 trouxinhas de maconha, 236 pinos de cocaína, 1 pistola, 3 revólveres. Até o momento, dez pessoas foram presas pela PRF. As armas foram encontradas na comunidade Barreira do Vasco. O restante das apreensões foram feitas em blitzem nas rodovias BR-040, Presidente Dutra e Ponte Rio-Niterói.
Policiais em cavalos passam pela Linha Vermelha, no Caju | Foto: João Laet / Agência O Dia
Policiais em cavalos passam pela Linha Vermelha, no Caju | Foto: João Laet / Agência O Dia
O porta-voz da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas elogiou a ação. "O mais importante foi conquistado, que é a retomada do território. Esse é o objetivo maior de qualquer processo de ocupação", disse. Até o momento, 119 frascos de lança-perfume, um facão, sete radiotransmissores, munição, uma réplica de fuzil e quatro coletes à prova de balas foram apreendidos.
Cabral e Beltrame comemoram
No QG da Polícia Militar, Sérgio Cabral fez um balanço positivo da operação. "É o renascimento de uma região. Eu vi aquela região crescer com a violência e a área era um dos bairros mais importantes do século 19. As políticas de segurança são ações consistentes e libertam as comunidades do poder paralelo", disse o governador.
O secretário de Segurança José Mariano Beltrame também elogiou a ação durante coletiva de imprensa. “Eu acho que o resultado da operação não é frustrante, porque ela não começou hoje. A função de hoje, a retomada de território, foi feita com sucesso. A instalação definitiva da UPP vai ser dita com as forças que estão no local”.
A ação para a implantação da 31ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Complexo do Caju, contou com o apoio de mais de 1.300 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM). Blindados da Marinha deram apoio tático.
Cabral e Beltrame se reuniram no QG após ocupação | Foto: Divulgação
Cabral e Beltrame se reuniram no QG após ocupação | Foto: Divulgação
Quase 30 mil pessoas beneficiadas
Simultaneamente, 200 agentes da Polícia Civil ocuparam a comunidade Barreira do Vasco por, pelo menos, três dias. Homens da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Esquadrão Antibombas, Canil, Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) também estão no grupo.
O ônibus do Instituto de Identificação Félix Pacheco (IIFP) ficará baseado próximo às comunidades para facilitar a identificação de possíveis criminosos. O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil apoia as ações com 17 blindados e um efetivo total de 200 militares.
O Complexo do Caju é cortado por duas das mais importantes vias expressas da cidade, a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. De acordo com o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010), 20.212 mil pessoas vivem no Complexo do Caju e serão beneficiadas diretamente com a implantação da 31ª UPP.