Rio -  Educar através da capoeira é a base do Projeto Capoeira Cidadã, na Cidade de Deus, para crianças e adolescentes. A iniciativa é da Associação Civil Capoeira Cidadã, apoiada pela química e farmacêutica Merck. Foram abertas turmas até para os bem pequenos, de 4 anos.
“A comunidade apontou a necessidade e abraçamos a ideia, uma vez que o projeto visa a inclusão social em todas as idades”, observa o coordenador técnico, Mestre Curumim. Também há aulas de música e história da capoeira, artesanato e apoio escolar. Para os jovens de 14 a 18 anos, há cursos de capacitação profissional, como confecção de roupas e acessórios, e de instrumentos musicais.
Atividades são para crianças e jovens dos 4 aos 18 anos | Foto: Divulgação
Atividades são para crianças e jovens dos 4 aos 18 anos | Foto: Divulgação
Inscrições, grátis, vão até dia 11 no Centro Cultural Capoeira Cidadã (R. Francisca Sales, 25, Freguesia, 2424-5398). Interessados devem ter renda familiar de até 4 salários mínimos e estarem matriculados nas escolas públicas da região. São 120 vagas.
CIRCO PEDE SOCORRO
Outro projeto, o Circo Crescer e Viver, na Cidade Nova, que atende a mais de 100 crianças e jovens, pede socorro: a lona está rasgando e uma nova custa R$ 85 mil. Sem recursos, o Circo lançou mão de solução criativa, o financiamento colaborativo. Qualquer pessoa pode contribuir com valores a partir de R$ 10 e receber ingressos grátis. Luana Piovani é a madrinha.  Informações: www.benfeitoria.com/crescereviver.