Estados Unidos -  O Departamento de Estado dos Estados Unidos e a Casa Branca declararam nesta quinta-feira que, apesar das ameaças da Coreia do Norte contra os Estados Unidos não serem novas, os EUA são "totalmente capazes" de se defender se Pyongyang materializar suas advertências de um ataque com míssil nuclear.
O governo americano contestou assim o novo tom da Coreia do Norte, que ameaçou os Estados Unidos com "um ataque nuclear preventivo" pouco antes de o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma bateria de novas e contundentes sanções contra o regime de Kim Jong-un por seu teste nuclear subterrâneo do mês passado.
A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland, disse hoje que Washington precisa "levar a sério o que um governo diz, embora essa retórica extremista (da Coreia do Norte) não seja incomum".
"Estamos continuamente atualizando nossas capacidades de defesa bélica e seguimos firmemente comprometidos com a defesa da República de Coreia (Coreia do Sul) e Japão e a manutenção da paz e segurança regional", disse Nuland.
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, lembrou que as Forças Armadas dos EUA demonstraram estar preparadas para interceptar "ameaças limitadas de mísseis balísticos" norte-coreanos, embora por enquanto não se acredite que Coreia do Norte disponha de tecnologia para montar ogivas nucleares em um míssil intercontinental. "Este tipo de retórica beligerante não é surpreendente nem nova. O regime norte-coreano perdeu oportunidades de melhorar as relações com a comunidade internacional", indicou Nuland.
Em uma demonstração de união pouco comum nas Nações Unidas, o Conselho de Segurança aprovou hoje uma dura resolução, estimulada pelos EUA e pela China, que reforça as atuais sanções e inclui novas restrições à Coreia do Norte. Como resposta ao último teste nuclear de fevereiro, o Conselho de Segurança acrescentou punições às "transferências ilícitas de dinheiro" e obriga a revisar navios mercantes e aviõessuspeitos de violar as sanções.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje por unanimidade novas sanções contra a Coreia do Norte em resposta a seu teste nuclear de fevereiro. Os 15 membros do principal órgão de decisão da ONU aprovaram uma nova resolução impulsionada pelos Estados Unidos e China que endurece as sanções que as autoridades norte-coreanas já enfrentavam por seu programa nuclear e que amplia com novas restrições, especialmente de caráter financeiro

As informações são da EFE