segunda-feira, 11 de março de 2013

Exame Colonoscopia, preço, como é feito


A colonoscopia é um exame que avalia o estado e o funcionamento do intestino. Através dela, é possível observar se existe alguma inflamação na parede intestinal, assim como se existe algum tipo de verruga ou pólipo na região. Conheça abaixo algumas informações sobre o exame de colonoscopia, incluindo, como ele é realizado e o valor do procedimento.
591466 A colonosocpia deve ser realizada em todos os homens aicma de 50 anos. Foto divulgação Exame Colonoscopia, preço, como é feito A colonoscopia deve ser realizada em todos os homens acima de 50 anos. (Foto: divulgação)

Saiba quais são as indicações da colonoscopia

A colonoscopia é um exame obrigatório entre os indivíduos com idade superior a 50 anos. No entanto, sua realização pode ser antecipada, quando o indivíduo apresenta casos de câncer de intestino, na família. Além disso, a colonoscopia pode ser solicitada por um especialista para indivíduos em qualquer faixa etária, quando esses apresentam queixa de sangue nas fezes, associada a dor continua em região esquerda do abdômen.

A colonoscopia merece preparação especial

Na maioria das vezes, o médico solicitante fornece todas as orientações que devem ser seguidas, antes da realização da colonoscopia. Em geral, os alimentos de consistência sólida evitadas, tendo que o paciente realizar uma dieta líquida por, pelo menos, 3 dias, antecedentes a sua realização. Dentre os alimentos que estão liberados, podemos citar:
  • Caldo quente;
  • Suco de fruta coado;
  • Água;
  • Café puro;
  • Chá puro;
  • Bebidas isotônicas;
  • Gelatina, etc.
Além dos cuidados com a alimentação, o especialista indicará a utilização de um laxante, na noite que antecede a realização da colonoscopia.
591466 A dor do lado esquerdo do abdomen associado a presença de sangue nas fezes pode ser sinal de algum problema intestinal. Foto divulgação Exame Colonoscopia, preço, como é feito A dor do lado esquerdo do abdomen, associado a presença de sangue nas fezes, pode ser sinal de algum problema intestinal. (Foto: divulgação)

Compreenda a realização do exame

  
A realização do exame de colonoscopia é relativamente simples. Conheça algumas informações sobre o procedimento abaixo.
  • O paciente é primeiramente sedado e, posteriormente, deitado. Após, o médico realiza a introdução de um tubo com comprimento de mais ou menos um metro através do ânus do indivíduo. Na ponta desse tubo, existe uma minicâmera que transmite as imagens do percurso, para a tela do computador;
  • Caso o profissional observe alguma alteração durante o exame, ele pode retirar um pequeno fragmento da lesão que será, posteriormente, enviado para análise patológica.

Conheça algumas informações sobre a recuperação da colonoscopia

Em geral, o exame de colonoscopia tem duração em torno de 30 a 60 minutos. Logo após o procedimento, o indivíduo pode sentir um pequeno incomodo local, que cessa em poucas horas. Como o sedativo costuma demorar para ser metabolizado pelo organismo, o paciente deve permanecer na clínica, por 1 a 2 horas depois do exame, sendo liberado logo após.

Saiba quais são os valores do procedimento

O preço de um exame de colonoscopia varia de hospital para hospital, assim como se o exame deve ou não ser realizado de urgência. No Brasil, o honorário médico para realização do procedimento pode chegar até R$ 1.150,00, quando realizado na rede particular.
591466 O indivíduo deve realizar uma dieta mais leve durante os dias que precedem a realização do exame. Foto divulgação Exame Colonoscopia, preço, como é feito O indivíduo deve realizar uma dieta mais leve, durante os dias que precedem a realização do exame. (Foto: divulgação)
A colonoscopia é um exame muito importante, em especial, para a detecção de problemas intestinais. Apesar das diversas dúvidas relacionadas ao procedimento, é um exame relativamente simples e que necessita de uma preparação especial. Assim, é ideal seguir as orientações prestadas pelo profissional, antes da realização do exame, de modo a evitar qualquer problema, durante o exame.

Nenhum comentário: