Rio -  Após o alívio de encontrar na manhã desta quinta-feira o corpo do jovem Lucas Alex Garcia, de 15 anos, que estava desaparecido desde a última terça-feira, após ser levado pela correnteza do Rio Quitungo, em Cordovil, na Zona Norte, veio a indignação. Familiares acusam a equipe dos bombeiros que trabalhava no local de negligência.
Segundo Eliane dos Santos Campos, tia do menino, eles se negaram a fazer as buscas com o bote no canal no período da tarde de quarta-feira. "O Corpo de Bombeiros se recusou a colocar o bote no Rio após às 16h. Conseguimos uma canoa com vizinhos e fizemos buscas por conta própria. Fizemos o trabalho dos Bombeiros, que poderiam ter encontrado o corpo de meu sobrinho mais rápido e evitaria esse desgaste todo da família, que está arrasada", criticou.
Família se desespera após corpo de menino levado por enxurrada ser encontrado | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Família se desespera após corpo de menino levado por enxurrada ser encontrado | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Foi Eliane quem avistou o corpo de Lucas no rio, embaixo de um viaduto, por volta das 6h30 de hoje. "Ao olhar embaixo do viaduto, vi uma espécie de bola boiando no rio, mas na verdade era a cabeça do meu sobrinho. Na hora fiquei arrasada com a cena trágica. Só o encontramos porque o nível do Rio baixou e também devido a nosso empenho. Os bombeiros foram negligentes".
A família ainda reclamou da falta do aparato necessário para encontrar o jovem mais rápido. Segundo Josias Marques de Paula, 30 anos, primo da vítima, houve descaso com o caso. "Nem mergullhadores o Corpo de Bombeiros levou para procurar meu primo. Se fosse um filho de um político, montariam um aparato especial. Pobre não tem prioridade, infelizmente. A mãe do Lucas está grávida de 7 meses de uma menina e não para de chorar. Ela acredita que o filho vá voltar, que não morreu. Estamos revoltados com os bombeiros e arrasados", desabafou.
O jovem Lucas é a quinta vítima fatal da forte chuva que deixou o Rio embaixo d´água e causou danos e transtornos no Estado do Rio. Seu corpo será enterrado na tarde desta quinta-feira no Cemitério de Irajá, na Zona Norte. Ainda não há o horário do sepultamento.
Bombeiros: "Águas de rio são poluídas para mergulhadores"
De acordo com a corporação, as buscas pelo menino foram iniciadas ainda na noite de terça-feira. A ação, que contou com bombeiros de dois quartéis, durou todoa a quarta-feira e só foi interrompida ao anoitecer, pela falta de visibilidade.
Na manhã desta quinta-feira, o nível do rio baixou e o corpo foi avistado. Todo trabalho dos militares foi acompanhado não só pela família, mas também pela imprensa.

Segundo os bombeiros, não foi empenhada equipe de mergulhadores pois as águas do rio são extremamente turvas e poluídas, impossibilitando qualquer resultado com esse tipo específico de busca.
Corpo de menino levado por enxurrada é encontrado | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Corpo de menino levado por enxurrada é encontrado. Família reclama de negligência | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia