Rio -  A determinação da Justiça de colocação de 80% da frota de ônibus em funcionamento esvaziou a greve os rodoviários, iniciada na sexta-feira. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb) antecipou para hoje a assembleia que definiria amanhã o fim ou não da paralisação.
Passageiros ainda enfrentam problemas para pegar ônibus | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Passageiros  ainda enfrentam problemas para pegar ônibus | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Para o vice-presidente do Sintraturb, a decisão praticamente põe fim à grave. “Quando o tribunal determina o retorno de 80% dos trabalhadores, não há mais greve”, disse Sebastião José da Silva.
Com menor número de trabalhadores nas ruas, o segundo dia de greve teve menos transtornos. A diarista Lídia Maria, 50 anos, se surpreendeu por fazer o trajeto de Pilares ao Centro sem dificuldades.“Na sexta, tive que pegar van na ida e na volta do trabalho”, contou. O trânsito, porém, ficou mais lento durante todo o dia em alguns bairros como a Tijuca, onde muita gente evitou os ônibus e optou pelo carro.
Os rodoviários reivindicam 15% de reajuste salarial, R$ 200 de cesta básica, plano de saúde e o fim da dupla função (quando o motorista é também cobrador).