Rio -  A eliminação da Taça Guanabara foi um duro golpe para o time do Flamengo. Os jogadores ainda tentam se recuperar, enquanto se preparam buscar uma vaga na decisão do Estadual. Mas, se o passado recente machuca, o retrospecto histórico traz esperança. Das nove vezes em que o Rubro-Negro conquistou a Taça Rio, em sete sagrou-se campeão carioca.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Dorival tenta levar o Flamengo ao título | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Em duas oportunidades, o título do segundo turno significou o do Estadual, já que o Flamengo havia conquistado a Taça Guanabara: em 1996 e em 2011. Nas duas oportunidades, o Rubro-Negro foi campeão carioca invicto.

A primeira Taça Rio que o Flamengo venceu foi em 1978. Na decisão do Estadual, o time aproveitou o embalo e superou o rival Vasco. O título abriu caminho para o tricampeonato conquistado no ano seguinte, quando foram realizadas duas edições do Carioca na mesma temporada.

Em 1983 e 1985, o Flamengo também faturou o segundo turno, mas não evitou que o Fluminense levasse o Carioca. Desde então, erguer a Taça Rio passou a ser sinônimo de título estadual na Gávea. No Carioca de 1986, o Flamengo fez do Vasco vice de novo depois de ganhar vaga na final com a conquista da Taça Rio.

Cinco anos depois, Júnior e companhia mais uma vez levaram o segundo turno e, em seguida, o Estadual, ao derrotar o Fluminense por 4 a 2.

Em 2000, o bicampeonato estadual sobre o Vasco após o título do segundo turno, lavou a alma rubro-negra após os 5 a 1 impostos pelo rival na decisão da Taça Guanabara. E em 2009, após faturar o segundo turno, o Rubro-Negro foi tricampeão carioca na finalíssima contra o Botafogo.