Rio -  O Hospital Municipal da Piedade (HMP) realiza nos próximos dias 19 e 20, em parceria com a Universidade Gama Filho (UGF) e o Hemorio, sua XIX Campanha de Doação de Sangue. A ação acontece das 9h às 14h, no campus da universidade em Piedade, e é aberta ao público.
A campanha tem por objetivo melhorar os estoques de sangue da unidade. A cada dia da ação são atendidos até 100 doadores.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 68 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais.

É necessário não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.

Doar sangue é simples, seguro e não demora mais do que meia hora. O volume coletado (cerca de 450 ml) não traz risco para o doador. Além disso, o material utilizado é descartável e oferece total segurança. As mulheres podem realizar três doações por ano, com intervalos de, pelo menos, três meses, e os homens, quatro doações com intervalo de, pelo menos, dois meses.

A Universidade Gama Filho fica na Rua Manoel Vitorino, nº 533, Piedade.