Rio -  O comando do Quartel da Gávea do Corpo de Bombeiros mudará a partir desta quarta-feira. A troca acontece dois dias após o incêndio em um apartamento no Leblon, onde o desembargador Damião Areosa, de 57 anos, e sua esposa Cristiane Teixeira Pinto, de 33 anos, morreram após pularem do prédio ao tentarem fugir das chamas.
O capitão José pelo Carlos Constantino será substituído pelo tenente-coronel Roberto Gomes, que comandava o Grupamento de Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte. De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil e comandante da corporação, Sérgio Simões, a mudança não tem relação com o episódio. O quartel ainda ganhará o reforço de mais 50 soldados.
Parentes e amigos emocionados em enterro
O desembargador federal do Trabalho, José Ricardo Aerosa D. Araújo, 58 anos, e a esposa Cristiane Pinto Teixeira, 33 anos, foram enterrados na tarde da última segunda-feira, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Cerca de 70 pessoas acompanharam o cortejo. Emocionados, parentes e amigos aplaudiram o sepultamento. O casal morreu após acabaram pular do prédio em que moravam, quando o apartamento deles pegava fogo no último andar. José Ricardo morreu no local. A esposa do desembargador chegou a ser encaminhada em estado grave ao hospital Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Aparamento onde casal morava ficou destruído | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Demora em atendimento
A Polícia Civil afirma que os laudos da perícia têm previsão para ficarem prontos de 15 a 30 dias, dependendo da complexidade. De acordo com as primeiras informações, o incêndio pode ter começado em uma tomada na sala.
A Cedae informou que enviou uma equipe ao local e constatou que no hidrante havia 20 metros de coluna d'água e que a mesma água tinha pressão para subir. Quem faz manutenção nos hidrantes é o Corpo de Bombeiros.
O comandante do Quartel de Copacabana, Tenente Coronel Alex Vander, negou que tenha havido demora na chegada das equipes para controlar o incêndio que atingiu um apartamento na Rua General Venâncio Flores, no Leblon, Zona Sul.
Em entrevista ao RJTV, o comandante disse que a primeira equipe, destacada do Quartel da Gávea, chegou ao local por volta das 23h30, seis minutos depois de ser acionada, com três viaturas e nove homens.
Às 23h37, os militares pediram reforço ao Quartel de Copacabana, que foi ao local com cinco viaturas e 20 homens, de acordo com Vander.
Outra reclamação foi que as viaturas não tinham escada magirus. O tenente confirmou que o Quartel da Gávea não possui a escada, mas o Quartel de Copacabana sim. O comandante negou também que o hidrante não tivesse água. Segundo ele, havia água suficiente e não foi necessário o seu uso.